Tóquio, Japão, primeiro de março de 2025 – NHK – A NHK News informa que o presidente de Taiwan, Lai Ching-te, destacou a importância de proteger a democracia e a soberania durante uma cerimônia para lembrar as vítimas da violenta repressão de manifestantes pelo então partido governante, há 78 anos, conhecida como Incidente 228.
O incidente ocorreu em 28 de fevereiro de 1947, depois que o Partido Nacionalista se mudou para Taiwan da China continental após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Acredita-se que mais de 18.000 pessoas foram mortas na violenta repressão aos manifestantes anti-partido governante.
Cerimônias memoriais para marcar o incidente foram realizadas em todo Taiwan na sexta-feira (28).
Em Taipei, Lai, que também chefia o Partido Progressista Democrático, fez um discurso na língua nativa taiwanesa. Ele expressou condolências às vítimas e seus familiares enlutados, dizendo que seu coração estará sempre com eles.
Lai enfatizou a importância de proteger a democracia e a soberania para não repetir a tragédia. Ele prosseguiu dizendo que Pequim não desistiu de seu objetivo de tomar Taiwan à força e que a maior ameaça a Taiwan vem da China.
Taiwan suspeita que navios de carga com tripulantes chineses possam ter danificado cabos submarinos nos últimos dois meses em áreas ao redor de Taiwan. Taiwan também disse na quarta-feira (26) que os militares da China estabeleceram uma zona para treinamento de tiro em uma área perto de Taiwan sem notificação prévia.
- Vietnã reduz tarifas para importações dos EUA - 27 de março de 2025 2:41 am
- Incêndios na Coreia do Sul já matam 24 pessoas - 27 de março de 2025 2:25 am
- Ucrânia e Rússia concordam com cessar-fogo no Mar Negro mediado pelos EUA - 26 de março de 2025 5:23 am