Tóquio, Japão, primeiro de março de 2025 – NHK – Fontes da NHK News apuraram que o G7 não emitirá uma declaração conjunta após sua recente cúpula online devido a divergências na redação sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia.
A videoconferência foi realizada na segunda-feira (24), horário do Japão, para marcar o terceiro aniversário da invasão. O primeiro-ministro do Japão, Ishiba Shigeru, participou, assim como o presidente dos EUA, Donald Trump.
Ishiba disse após a reunião que os líderes compartilharam a importância de alcançar uma paz justa e duradoura na Ucrânia. Ele acrescentou que funcionários do escalão técnico estavam tentando elaborar uma declaração conjunta.
Fontes do governo japonês dizem agora que uma declaração não será divulgada, pois os Estados Unidos e a Europa não conseguiram chegar a um acordo sobre a redação referente à invasão da Rússia.
As divisões entre os dois lados também vieram à tona na Assembleia Geral da ONU nesta semana.
A União Europeia, a Ucrânia e outros apresentaram um projeto de resolução pedindo o fim da invasão e a retirada das tropas russas da Ucrânia.
Os Estados Unidos votaram contra a resolução, mas ela foi aprovada com apoio majoritário.
- Japão doa equipamentos médicos a hospital infantil na Ucrânia - 27 de março de 2025 3:38 am
- Okinawa relembra 80 anos do início da batalha na Segunda Guerra - 27 de março de 2025 3:31 am
- Japão registra aumento de incêndios florestais no início do ano - 27 de março de 2025 3:25 am