Washington-DC, EUA, primeiro de março de 2025 – NHK – O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, realizaram uma reunião presencial em Washington na sexta-feira (28), informa a NHK News. A reunião terminou com uma troca de palavras amargas e sem a assinatura de um acordo planejado sobre o desenvolvimento dos recursos naturais da Ucrânia.
Os dois líderes estavam discutindo o acordo, que daria aos EUA acesso a depósitos minerais, petróleo e gás. Eles se reuniram para conversas diante de repórteres por cerca de uma hora. No entanto, o clima ficou tenso depois que Zelenskyy começou a questionar a diplomacia dos EUA.
Zelenskyy disse que quando a Rússia ocupou a Crimeia em 2014, ninguém impediu o presidente Vladimir Putin. Ele acrescentou que a situação permaneceu a mesma de 2014 até 2022.
Trump disse: “Você não está em uma boa posição. Você não tem as cartas certas agora. Conosco, você começa a ter cartas. Você está apostando com a vida de milhões de pessoas, você está apostando com a Terceira Guerra Mundial.”
Zelenskyy deixou a Casa Branca sem falar com repórteres. Mais tarde, ele foi às redes sociais para agradecer aos EUA pelo seu apoio, dizendo que a Ucrânia precisa de uma paz justa e duradoura.
Trump também postou nas redes sociais, acusando Zelenskyy de desrespeitar os EUA. No entanto, ele disse que daria as boas-vindas ao presidente ucraniano de volta “quando ele estiver pronto para a paz”.
- EUA acusam China e Rússia de apoio a terroristas Houthis no Iêmen - 20 de abril de 2025 10:14 am
- Festival Furukawa encanta com carros alegóricos em Gifu - 20 de abril de 2025 9:31 am
- Astronauta japonês assume comando da Estação Espacial - 20 de abril de 2025 6:16 am