Nagasaki, Japão, 23 de março de 2025, Kyodo News – Um projeto para fundir um novo sino para a catedral bombardeada em Nagasaki, Japão, está em andamento no estado de Missouri, no meio-oeste dos EUA. O plano está sendo financiado por católicos nos Estados Unidos.
A Catedral de Urakami originalmente tinha dois sinos, cada um pendurado em uma torre separada. No entanto, um deles foi destruído pelo bombardeio atômico da cidade no sudoeste do Japão em 1945.
A catedral foi reconstruída e atualmente possui apenas o outro sino, que foi encontrado nos escombros.
O projeto do sino foi iniciado por um professor universitário dos EUA, James Nolan Jr., cujo avô era um médico envolvido no desenvolvimento de bombas atômicas.
Nolan solicitou doações de católicos nos EUA, conforme sugerido pela catedral.
O novo sino é do mesmo tipo que o destruído. É feito de bronze e mede 80 centímetros de diâmetro e 81 centímetros de altura. Pesa 224 quilos.
Trabalhadores de uma fábrica de sinos em St. Louis, no Missouri, anexaram as peças necessárias ao novo sino na sexta-feira (21). Eles então o tocaram pela primeira vez para verificar seu tom.
O presidente da empresa de sinos, James Androuais, disse: “Será um som lindo ecoando pela catedral e pela cidade.” Ele também disse que “é muito legal” fazer parte do projeto.
O sino está programado para ser enviado para o Japão já em abril e posteriormente pendurado na catedral.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















