17.6 C
Kóka
sexta-feira, 18 abril, 2025 12:19: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Casal imperial do Japão visitará ilha de Ioto em homenagem às vítimas

Imperador Naruhito e Imperatriz Masako prestarão tributo aos mortos da Segunda Guerra Mundial

Tóquio, Japão, 21 de março de 2025 (NHK) – O Imperador do Japão, Naruhito, e a Imperatriz Masako visitarão a ilha de Ioto em 7 de abril para prestar homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial. A visita ocorre no ano em que se completam 80 anos do fim do conflito.

Ioto, conhecida no Ocidente como Iwo Jima, foi palco de uma das batalhas mais sangrentas da guerra, entre fevereiro e março de 1945. Aproximadamente 21.900 soldados japoneses e 6.800 militares dos Estados Unidos perderam a vida nos combates.

O casal imperial partirá do Aeroporto de Haneda, em Tóquio, em um avião do governo e chegará à ilha na parte da tarde. No local, serão recebidos pela governadora de Tóquio, Koike Yuriko, e pelo prefeito de Ogasawara, município responsável pela administração da ilha.

Durante a visita, o Imperador e a Imperatriz depositarão flores em monumentos que homenageiam os soldados do extinto Exército Imperial Japonês e também os militares japoneses e americanos que morreram nos confrontos. Em 1994, antes do 50º aniversário do fim da guerra, o então Imperador Akihito e a Imperatriz Michiko realizaram uma cerimônia semelhante no mesmo local.

Além disso, o casal imperial visitará um parque com uma torre memorial dedicada às vítimas civis que trabalhavam para o Exército e faleceram durante os combates. Eles também se reunirão com familiares de soldados mortos e com descendentes dos habitantes de Ioto que foram forçados a deixar a ilha durante a guerra.

Em fevereiro, durante uma coletiva de imprensa, o Imperador Naruhito expressou seu profundo pesar pelos que perderam a vida e sofreram dificuldades durante o conflito. Também estão sendo planejadas visitas imperiais a Hiroshima, Nagasaki e Okinawa ainda este ano, reforçando o compromisso da família imperial com a memória histórica e a paz.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img