24.9 C
Kóka
quarta-feira, 30 abril, 2025 12:25: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Premiê japonês promete reforçar defesa contra ameaças externas

Ishiba Shigeru destaca riscos da China e Coreia do Norte e reforça compromisso com a segurança nacional

Yokosuka, Kanagawa, Japão, 23 de março de 2025 (NHK) – O primeiro-ministro do Japão, Ishiba Shigeru, reafirmou o compromisso de fortalecer as capacidades de defesa do país diante das crescentes ameaças da China e da Coreia do Norte. A declaração foi feita durante a cerimônia de formatura da Academia Nacional de Defesa, em Yokosuka, próximo a Tóquio, no dia 15 de março.

Ishiba destacou que o ambiente de segurança no entorno do Japão mudou drasticamente, mencionando os esforços contínuos da China para alterar o status quo no Mar do Leste e no Mar do Sul da China por meio da força. Além disso, ele alertou para a rápida modernização militar da Coreia do Norte, que segue testando mísseis balísticos com frequência crescente.

O premiê japonês enfatizou que a experiência da Ucrânia demonstra como uma incursão armada pode mudar drasticamente a vida da população. Para ele, o fortalecimento da capacidade de dissuasão é essencial para garantir que nenhuma ameaça comprometa a segurança do país.

Além da ampliação dos investimentos em defesa, Ishiba ressaltou a importância do capital humano para a segurança nacional. Ele garantiu que o governo seguirá trabalhando para melhorar as condições de trabalho dos membros das Forças de Autodefesa do Japão (SDF).

A Academia Nacional de Defesa informou que 363 alunos, excluindo estrangeiros, concluíram a formação neste ano acadêmico, que se encerra neste mês. No entanto, 40 deles optaram por não ingressar nas SDF, um aumento de cinco estudantes em relação ao ano anterior.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img