17 C
Kóka
terça-feira, 2024/09/10  6:00
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pinturas em Aomori podem completar conjunto no Reino Unido

Especialista sugere ligação entre obras japonesas e britânicas.

Aomori, Japão, 2 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Um ex-curador do Museu Nacional de Kyoto, Yamashita Yoshiya, afirmou que pinturas pertencentes a uma família no norte do Japão podem ser as partes faltantes de um conjunto que inclui artefatos abrigados pelo British Museum. Yamashita inspecionou painéis de portas deslizantes da coleção da família Miyakoshi, de Aomori, adquirida no início do século XX.

Segundo Yamashita, é “altamente provável” que as imagens de flores e pássaros da primavera e verão nos painéis em Aomori sejam contrapartes das cenas de outono e inverno dos painéis no British Museum. Estes últimos foram pintados por um artista da Escola Kano, do Japão, durante o início do período Edo, no século XVII.

Os painéis da família Miyakoshi mostram cerejeiras florescendo para representar a primavera e faisões para simbolizar o verão. Yamashita observou que o fluxo de um riacho parece conectar-se a um dos painéis mantidos na Grã-Bretanha. Ele destacou que o estilo de pintura e a forma das alças de metal no Japão e na Grã-Bretanha são idênticos.

Os painéis de outono e inverno teriam pertencido originalmente ao Santuário Tanzan, na cidade de Sakurai, na Prefeitura de Nara. Especialistas há muito especulavam sobre a existência de painéis correspondentes em algum lugar.

Yamashita ressaltou a importância das pinturas, que mostram uma mudança na cultura japonesa do estilo magnífico do período Momoyama para um mais delicado no período Edo. Ele expressou satisfação por as obras terem sobrevivido a guerras e desastres ao longo dos últimos 400 anos.

A Escola Kano é uma família de artistas cujo estilo de pintura dominou a arte japonesa por cerca de 400 anos, começando no século XV. O fundador, Kano Masanobu, foi o pintor-chefe do xogunato Ashikaga durante o período Muromachi.

A descoberta potencial dessas conexões entre as obras de arte pode oferecer novas perspectivas sobre a história da arte japonesa e sua disseminação global, destacando a importância de preservar e estudar essas peças culturais inestimáveis.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)