Manila, Filipinas, 09 de julho de 2024 – Agência de Notícias Philippine News Agency – O Japão e as Filipinas assinaram nesta segunda-feira (8) um acordo para facilitar exercícios conjuntos entre as Forças de Autodefesa do Japão e as forças armadas filipinas, em resposta à crescente assertividade marítima da China.
A ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, e o secretário de Defesa Nacional das Filipinas, Gilberto Teodoro, assinaram o Acordo de Acesso Recíproco em Manila, com a presença do presidente filipino Ferdinand Marcos Jr.
O acordo abrange questões como o manuseio de armas e munições durante treinamentos conjuntos, além do direito de exercer jurisdição em caso de incidentes ou acidentes. O pacto também será aplicado a atividades de socorro em desastres.
As Filipinas são o terceiro país com o qual o Japão assina um acordo desse tipo, após Austrália e Reino Unido. O Japão também possui um Acordo sobre o Estatuto das Forças com os Estados Unidos.
Tóquio e Manila esperam impulsionar a cooperação bilateral em segurança, uma vez que ambos enfrentam o aumento das atividades marítimas da China nos mares do Leste e do Sul da China, respectivamente.
Este acordo marca um passo significativo na estratégia de segurança regional do Japão e das Filipinas, refletindo a crescente preocupação com a expansão da influência chinesa na região do Indo-Pacífico. A cooperação militar fortalecida entre os dois países pode alterar o equilíbrio de poder na região e sinalizar uma postura mais assertiva em relação às reivindicações territoriais da China.
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am
- Trump visitará Coreia do Sul nos dias 29 e 30 de outubro - 17 de outubro de 2025 6:02 am