28 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  9:32
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão e Filipinas assinam acordo de cooperação militar

Pacto visa facilitar exercícios conjuntos entre forças armadas.

Manila, Filipinas, 09 de julho de 2024 – Agência de Notícias Philippine News Agency – O Japão e as Filipinas assinaram nesta segunda-feira (8) um acordo para facilitar exercícios conjuntos entre as Forças de Autodefesa do Japão e as forças armadas filipinas, em resposta à crescente assertividade marítima da China.

A ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, e o secretário de Defesa Nacional das Filipinas, Gilberto Teodoro, assinaram o Acordo de Acesso Recíproco em Manila, com a presença do presidente filipino Ferdinand Marcos Jr.

O acordo abrange questões como o manuseio de armas e munições durante treinamentos conjuntos, além do direito de exercer jurisdição em caso de incidentes ou acidentes. O pacto também será aplicado a atividades de socorro em desastres.

As Filipinas são o terceiro país com o qual o Japão assina um acordo desse tipo, após Austrália e Reino Unido. O Japão também possui um Acordo sobre o Estatuto das Forças com os Estados Unidos.

Tóquio e Manila esperam impulsionar a cooperação bilateral em segurança, uma vez que ambos enfrentam o aumento das atividades marítimas da China nos mares do Leste e do Sul da China, respectivamente.

Este acordo marca um passo significativo na estratégia de segurança regional do Japão e das Filipinas, refletindo a crescente preocupação com a expansão da influência chinesa na região do Indo-Pacífico. A cooperação militar fortalecida entre os dois países pode alterar o equilíbrio de poder na região e sinalizar uma postura mais assertiva em relação às reivindicações territoriais da China.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)