27.1 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  10:36
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão investigará impacto do mercúrio na saúde em 2 anos

Ministro do Meio Ambiente anuncia plano em Minamata.

Minamata, Kumamoto, Japão, 09 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo O Ministro do Meio Ambiente do Japão, Shintaro Ito, anunciou nesta segunda-feira (8) que o governo iniciará uma investigação sobre os efeitos do mercúrio na saúde humana dentro de dois anos. O anúncio foi feito durante uma reunião com vítimas da Doença de Minamata, causada por envenenamento por mercúrio, na cidade de Minamata, prefeitura de Kumamoto.

Seis grupos, incluindo representantes das vítimas da Doença de Minamata, participaram do encontro. Ito afirmou que o governo utilizará um método de investigação que considera objetivo para avaliar os efeitos do mercúrio na saúde.

Os grupos argumentam que o método atual do governo para conduzir testes individuais é demorado demais. Eles têm pressionado por uma investigação rápida e eficaz que aproveite os resultados de testes anteriores, além de solicitar um questionário abrangente para todos os residentes da costa do Mar de Shiranui, onde a doença foi relatada.

Em resposta, Ito disse que o governo considerará o método proposto pelos grupos e estudará mais a fundo a questão sob uma perspectiva ampla. Alguns participantes expressaram preocupação de que a investigação planejada possa não cobrir todos os residentes da costa, não revelando assim a extensão total dos danos à saúde. Outros exigiram um prazo firme para a investigação.

Esta reunião foi um acompanhamento de um encontro anterior no qual um funcionário do ministério cortou os microfones dos participantes enquanto falavam, pelo qual Ito posteriormente se desculpou.

O ministro retornará a Minamata na quarta-feira (10) para conversar com um dos grupos, após uma breve volta a Tóquio para outros compromissos oficiais. Na quinta-feira (11), ele visitará uma ilha na área onde a Doença de Minamata foi relatada e terá discussões com outro grupo.

Esta iniciativa do governo japonês marca um passo importante no reconhecimento e abordagem dos efeitos de longo prazo da contaminação por mercúrio, um problema que afeta a região há décadas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)