28 C
Kóka
sábado, 2024/07/20  9:29
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente russo Putin chega ao Vietnã para visita de Estado

Visita inclui reuniões com líderes comunistas e homenagens históricas.

Hanói, Vietnã, 20 de junho de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O presidente russo Vladimir Putin chegou ao Vietnã na manhã de quinta-feira (20) para conversações com os líderes comunistas do país, na última etapa de sua turnê por duas nações da Ásia, após concluir um pacto de defesa com a Coreia do Norte.

O avião de Putin pousou no aeroporto de Hanói, onde ele foi recebido com um tapete vermelho pelo vice-primeiro-ministro vietnamita Tran Hong Ha e pelo principal diplomata do partido, Le Hoai Trung.

Em um artigo de opinião publicado para coincidir com sua visita, Putin elogiou o país do Sudeste Asiático, governado pelo Partido Comunista, por apoiar “uma maneira pragmática de resolver a crise” na Ucrânia. O Vietnã, que oficialmente segue uma política externa neutra chamada “diplomacia de bambu” em suas relações com as potências mundiais, absteve-se de condenar o ataque da Rússia à Ucrânia, uma postura que os países ocidentais consideram muito próxima do Kremlin.

Além de elogiar o Vietnã por sua postura “equilibrada” sobre a guerra na Ucrânia, Putin listou progressos em pagamentos, energia e comércio entre os países no artigo publicado no jornal do Partido Comunista do Vietnã, Nhan Dan. Embora tanto a Coreia do Norte quanto a Rússia enfrentem isolamento internacional, o Vietnã construiu alianças cuidadosas com os Estados Unidos e a União Europeia.

“A visita do presidente Putin à Coreia do Norte e ao Vietnã é para demonstrar que as tentativas ocidentais de isolar a Rússia não estão funcionando e que a Rússia tem parceiros na Ásia”, disse Carl Thayer, especialista em segurança do Vietnã na Academia de Defesa da Austrália em Canberra. A Rússia foi atingida por sanções lideradas pelos EUA após invadir a Ucrânia em fevereiro de 2022, em uma operação que Moscou chama de “operação militar especial”. Em março de 2023, o Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, emitiu um mandado de prisão para Putin por crimes de guerra na Ucrânia, acusações que ele nega.

Nem o Vietnã nem a Rússia são membros do TPI.

O país do Sudeste Asiático será a terceira nação que Putin visitará, após China e Coreia do Norte, desde que assumiu seu quinto mandato em maio. O Vietnã está se preparando para uma recepção de Estado completa para Putin, sua primeira visita desde 2017 e a quinta no total.

Putin deve se encontrar com o líder do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong, o presidente do Estado, To Lam, e o primeiro-ministro, Pham Minh Chinh.

O líder russo também participará de cerimônias de deposição de coroas de flores, incluindo no Mausoléu de Ho Chi Minh, que abriga o corpo embalsamado do líder fundador do Vietnã. Os países têm laços historicamente próximos e raízes comunistas compartilhadas. Dezenas de milhares de quadros estudaram na antiga União Soviética durante a Guerra Fria, incluindo o atual chefe do Partido Comunista do Vietnã, Trong.

“O presidente Vladimir Putin é uma pessoa que fez muitas contribuições para as relações Vietnã-Rússia. Ele sempre tem bons sentimentos e preocupação pelo Vietnã e valoriza os relacionamentos com os líderes seniores do Vietnã”, disse o jornal do Ministério da Defesa, Quan Doi Nhan Dan, em um artigo.

O principal parceiro, os Estados Unidos, que elevaram as relações diplomáticas com Hanói no ano passado e são o principal mercado de exportação do Vietnã, se opôs à visita de Putin.

“Nenhum país deve dar a Putin uma plataforma para promover sua guerra de agressão e permitir que ele normalize suas atrocidades”, disse um porta-voz da embaixada dos EUA em Hanói esta semana.

Historicamente, a Rússia tem sido o principal fornecedor militar do Vietnã, então quaisquer possíveis acordos de armas serão observados de perto.

Espera-se que Putin também anuncie acordos em setores como comércio, investimento, tecnologia e educação, disseram dois funcionários à Reuters esta semana, embora isso esteja sujeito a mudanças.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)