17 C
Kóka
sexta-feira, 17 outubro, 2025 1:08: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Partidos de direita projetados para ganhar nas eleições europeias

Presidente Macron dissolve parlamento francês após vitória da direita no país.

spot_img

Bruxelas, Bélgica, 10 de junho de 2024 (Agência de Notícias France Press) – Projeções iniciais divulgadas pelo Parlamento Europeu mostram que partidos de direita e extrema-direita devem fazer grandes ganhos nas eleições europeias.

A votação para as eleições ocorreu em 27 estados-membros da União Europeia entre quinta-feira e domingo.

Na França, o partido de extrema-direita Reunião Nacional é projetado para vencer com folga sobre os partidos da coalizão governista liderada pelo presidente Emmanuel Macron. Ele deve conquistar mais que o dobro de cadeiras que a coalizão pró-europeia de Macron.

O partido francês de direita se opõe ao avanço da integração europeia pela UE.

Em resposta, Macron anunciou a dissolução do parlamento nacional e convocou novas eleições, com o primeiro turno marcado para o final deste mês.

Macron disse em um discurso televisionado que o avanço dos nacionalistas e do que ele chamou de demagogos é um perigo para a França e também para a Europa.

Ele afirmou ter decidido devolver ao povo a escolha do futuro da França por meio do voto.

No parlamento de 720 cadeiras da UE, duas bancadas que incluem partidos de direita e extrema-direita céticos em relação à UE devem aumentar seu número combinado de assentos para cerca de 130.

O partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que não está afiliado às duas bancadas, também deve aumentar seu número de cadeiras para cerca de 14.

Três grandes grupos parlamentares de partidos pró-europeus de centro-direita e centro-esquerda devem manter a maioria. Mas resta saber como o avanço das forças céticas em relação à UE afetará o futuro rumo político da Europa.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img