25.6 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  5:55
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pesquisa da NHK: Taxa de aprovação do gabinete Kishida atinge nível mais baixo

Índice de aprovação do primeiro-ministro cai para 21%, o pior desde que assumiu o cargo

Tóquio, Japão, 11 de junho de 2024 (Agência de Notícias NHK) – Uma pesquisa de opinião da NHK mostra que a taxa de aprovação do gabinete do primeiro-ministro Kishida Fumio afundou 3 pontos percentuais para um recorde baixo de 21%.

A taxa de reprovação subiu 5 pontos para 60%.

A aprovação é a mais baixa desdea posse do gabinete Kishida em outubro de 2021 e também a pior desde que o Partido Liberal Democrático (LDP) voltou ao poder em dezembro de 2012.

A NHK realizou a pesquisa telefônica mensal ao longo de três dias a partir de sexta-feira (7). Cerca de 1.200 pessoas responderam.

Entre os que apoiam o gabinete, 48% disseram que ele parece melhor que as alternativas possíveis, 22% afirmaram que é formado por partidos que apoiam, e 13% expressaram confiança em Kishida.

Dos que desaprovam, 49% disseram ter baixas expectativas para as políticas do gabinete, 24% afirmaram que ele não tem capacidade de implementar políticas, e 9% disseram não confiar no primeiro-ministro.

A taxa de aprovação do LDP caiu 2 pontos em relação a maio, para 25,5% – a mais baixa desde que o partido voltou ao poder como força governante principal em dezembro de 2012.

A pesquisa ocorreu após a Câmara Baixa do Parlamento japonês aprovar na semana passada um projeto de lei para revisar a lei de controle de fundos políticos, compilado após um escândalo de financiamento envolvendo algumas facções do LDP.

Perguntados sobre o resultado, 3% apoiaram muito, enquanto 30% aprovaram parcialmente. Trinta e dois por cento disseram não apoiar muito, e 28% não deram crédito algum.

A taxa de aprovação do principal partido oposicionista, o Democrático Constitucional, subiu 2,9 pontos em relação ao mês anterior, para 9,5%. As taxas de apoio do LDP e do PDC se aproximaram para uma diferença de 16 pontos.