Tóquio, Japão, 20 de junho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – A gigante tecnológica americana Google anunciou um plano para desenvolver modelos de inteligência artificial (IA) adaptados às necessidades específicas das 47 províncias do Japão.
O presidente da Google Japão, Okuyama Shinji, revelou as estratégias de negócios da empresa para IA generativa no Japão na quarta-feira (19) em Tóquio.
Ele afirmou que a empresa pretende desenvolver modelos de IA adaptados às necessidades regionais específicas das províncias como parte de seus serviços para governos locais, com o objetivo de introduzir os modelos até 2027.
A Google planeja abordar desafios regionais causados por questões como o envelhecimento da população e a diminuição da força de trabalho. A empresa já começou a desenvolver um sistema de IA para resolver o descompasso entre vagas de emprego e candidatos na província de Osaka. A empresa planeja propor soluções semelhantes a outros governos locais.
Okuyama destacou que as áreas regionais enfrentam mais problemas sociais únicos do Japão do que as grandes cidades. Ele também disse que a empresa pretende fazer parcerias com governos locais para descobrir potencialidades para resolver esses problemas.
Outras gigantes tecnológicas americanas, como Microsoft e Amazon Web Services, já oferecem serviços para governos locais no setor de sistemas de TI.
Observadores afirmam que o anúncio da Google provavelmente intensificará a competição com empresas japonesas que desenvolvem IA generativa doméstica.
- Polônia e países bálticos planejam sair de tratado que proíbe minas terrestres - 19 de março de 2025 5:06 am
- EUA e Rússia não concordam com trégua de 30 dias na Ucrânia, mas avançam em proteção de energia e infraestrutura - 19 de março de 2025 4:36 am
- Príncipe Hisahito do Japão se forma no ensino médio - 19 de março de 2025 4:29 am