Manila, Filipinas, 20 de junho de 2024 (Agência de Notícias Philstar) – O exército filipino informou que foi submetido a uma inspeção marítima pela Guarda Costeira da China, resultando em quatro de seus barcos perfurados e armas confiscadas.
O anúncio refere-se a uma declaração do governo filipino na segunda-feira (17), que afirmou que sua missão de entregar suprimentos a um posto militar no Atol de Second Thomas, no Mar do Sul da China, foi interrompida por navios do governo chinês. Um membro da marinha filipina ficou gravemente ferido no incidente.
Em resposta, o lado chinês argumentou que suas forças estavam reprimindo operações ilegais dos navios filipinos.
Na quarta-feira (19), o exército filipino informou aos repórteres que os funcionários da Guarda Costeira da China embarcaram ilegalmente nos navios e confiscaram os celulares das tripulações.
O exército exigiu que o lado chinês devolvesse os equipamentos e pagasse pelos danos.
Enquanto isso, um veículo de comunicação estatal chinês publicou um vídeo que supostamente mostra a inspeção. Alega-se que as imagens foram filmadas pela Guarda Costeira chinesa.
O vídeo mostra três navios chineses cercando barcos de borracha filipinos e autoridades chinesas embarcando neles.
Neste mês, a China implementou uma lei que esclarece os procedimentos de aplicação para intrusão em suas águas territoriais.
Observadores dizem que o país divulgou o vídeo para demonstrar suas capacidades de aplicação da lei.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am