Tóquio, Japão – 11 de maio de 2024 – Especialistas em clima espacial emitiram alertas sobre a possibilidade de flares solares poderosos nas próximas dias, levantando preocupações sobre potenciais interrupções em sistemas de comunicação em todo o mundo.
Os flares solares, ou ejeções de massa coronal, são expulsões de plasma e campo magnético da parte mais externa da atmosfera do sol. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (National Oceanic and Atmospheric Administration – NOAA) relatou que os flares estão causando uma tempestade geomagnética severa, que pode persistir até o final de semana, emitindo seu segundo maior alerta para tais tempestades.
O Instituto Nacional de Informação e Tecnologia de Comunicações do Japão (National Institute of Information and Communications Technology – NICT) afirmou que os flares são improváveis de afetar os serviços de telefonia celular, mas alertou que o GPS e certos tipos de comunicações por rádio podem ser afetados nos próximos dias.
Um efeito dos flares solares é a possibilidade de a Aurora Boreal ser vista em latitudes mais baixas do que o normal. Pessoas ao redor do mundo têm registrado fotos das auroras em suas regiões, aproveitando esse espetáculo natural, enquanto as precauções são tomadas para potenciais interrupções nas comunicações globais.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am