27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:33
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

EUA advertem que Rússia pode intensificar ofensiva em Kharkiv

Autoridades americanas alertam para possibilidade de aumento da ofensiva russa na região leste da Ucrânia, com foco na criação de uma zona-tampão.

Washington, EUA – 11 de maio de 2024 – Uma autoridade sênior do governo dos Estados Unidos emitiu um alerta, sugerindo que as forças russas possam intensificar sua ofensiva na região leste da Ucrânia, especificamente em Kharkiv, com o objetivo de estabelecer uma zona-tampão ao longo da fronteira.

O governador regional, em uma publicação nas redes sociais na sexta-feira, relatou que uma área próxima à fronteira com a Rússia foi alvo de intensos bombardeios e que os russos iniciaram uma nova fase de sua ofensiva no norte de Kharkiv.

Um oficial do Estado-Maior General do Exército Ucraniano informou à NHK que tropas terrestres russas cruzaram a fronteira pelo norte e entraram em Kharkiv. A movimentação sugere que o objetivo é criar uma zona-tampão ao longo da fronteira para evitar bombardeios ucranianos em território russo.

Enquanto isso, o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, afirmou a repórteres na sexta-feira que a Rússia provavelmente intensificará a intensidade de sua ofensiva nas próximas semanas, comprometendo tropas adicionais na tentativa de estabelecer uma zona-tampão ao longo da fronteira ucraniana.

Kirby anunciou que o Presidente Joe Biden assinou um novo pacote de ajuda de 400 milhões de dólares para a Ucrânia, que inclui munições adicionais para os sistemas de defesa aérea Patriot. Ele acrescentou: “Não esperamos grandes avanços e, ao longo do tempo, o influxo de assistência dos EUA permitirá que a Ucrânia suporte esses ataques ao longo de 2024”.