Tóquio, Japão – 14 de maio de 2024 – O Banco do Japão divulgou na segunda-feira que reduzirá suas compras de títulos do governo japonês de longo prazo em cada uma de suas operações de fornecimento de fundos.
O banco central anunciou que diminuirá a quantidade de títulos do governo com duração de cinco a 10 anos. As compras agora serão em torno de 425 bilhões de ienes. Isso representa uma redução de 50 bilhões de ienes, ou cerca de 320 milhões de dólares, em comparação com anteriormente.
É a primeira vez que o BOJ toma tal medida desde março, quando ajustou sua maciça flexibilização monetária, incluindo o fim das taxas de juros negativas.
O governador do BOJ, Ueda Kazuo, disse na semana passada que seria apropriado reduzir a quantidade de compras de títulos do governo, enquanto busca o fim da atual flexibilização monetária.
Uma redução nas compras de títulos do governo pelo BOJ normalmente diminuiria seus preços e aumentaria os rendimentos.
Os participantes do mercado venderam títulos do governo japonês na segunda-feira, elevando o rendimento do JGB de 10 anos para 0,94 por cento, o nível mais alto desde novembro.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am