27 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:41
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Banco do Japão reduz a compra de títulos do governo japonês

Banco do Japão anuncia diminuição nas compras de títulos do governo com duração de cinco a 10 anos.

Tóquio, Japão – 14 de maio de 2024 – O Banco do Japão divulgou na segunda-feira que reduzirá suas compras de títulos do governo japonês de longo prazo em cada uma de suas operações de fornecimento de fundos.

O banco central anunciou que diminuirá a quantidade de títulos do governo com duração de cinco a 10 anos. As compras agora serão em torno de 425 bilhões de ienes. Isso representa uma redução de 50 bilhões de ienes, ou cerca de 320 milhões de dólares, em comparação com anteriormente.

É a primeira vez que o BOJ toma tal medida desde março, quando ajustou sua maciça flexibilização monetária, incluindo o fim das taxas de juros negativas.

O governador do BOJ, Ueda Kazuo, disse na semana passada que seria apropriado reduzir a quantidade de compras de títulos do governo, enquanto busca o fim da atual flexibilização monetária.

Uma redução nas compras de títulos do governo pelo BOJ normalmente diminuiria seus preços e aumentaria os rendimentos.

Os participantes do mercado venderam títulos do governo japonês na segunda-feira, elevando o rendimento do JGB de 10 anos para 0,94 por cento, o nível mais alto desde novembro.