18.8 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  4:58
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tribunal Superior da Coreia do Sul absolve professora de difamar ‘mulheres de conforto’

Tribunal reverte veredicto anterior e considera argumento acadêmico as expressões de professora em livro sobre mulheres conhecidas como 'mulheres de conforto'.

Seul, Coreia do Sul, 13 de abril de 2024 – Um tribunal superior na Coreia do Sul absolveu uma professora universitária da acusação de difamar pessoas conhecidas como mulheres de conforto durante a guerra.

O tribunal decidiu a favor da professora Park Yu-ha, da Universidade Sejong, na sexta-feira (12). Ela havia sido considerada culpada em um julgamento há sete anos. O Supremo Tribunal ordenou um novo julgamento em outubro passado.

A nova decisão afirma que as expressões no livro de Park devem ser vistas como um argumento acadêmico e não podem ser consideradas difamatórias.

Park foi indiciada em 2015 por difamar as mulheres em seu livro “Mulheres de Conforto do Império”, publicado em 2013.

No livro, Park escreve que a relação entre algumas mulheres e as forças imperiais japonesas, agora extintas, era semelhante à de “camaradas” e que algumas delas se tornaram mulheres de conforto voluntariamente.

Um tribunal de primeira instância absolveu Park em 2017. Mas um tribunal superior reverteu a decisão mais tarde naquele ano e ordenou que ela pagasse uma multa de 10 milhões de wons, ou cerca de 7.400 dólares na época.

Park disse que teve um período difícil por mais de nove anos e agradeceu aos seus apoiadores.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)