8.2 C
Kóka
quinta-feira, 2024/05/16  1:47
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pesquisadores informam possível avanço em bioengenharia de transplantes

Estudo japonês revela fluxo sanguíneo em pulmões bioengenheirados transplantados em camundongos.

Sendai, Japão – 30 de abril de 2024 – Pesquisadores no Japão afirmam ter confirmado o fluxo sanguíneo em pulmões, produzidos por bioengenharia, transplantados em camundongos. Eles afirmam que os pulmões foram criados usando células humanas.

O Professor Assistente Suzuki Takaya, do Instituto de Desenvolvimento, Envelhecimento e Câncer da Universidade de Tohoku, e outros pesquisadores, afirmam ter removido todas as células dos pulmões de camundongos. No entanto, as fibras de colágeno e a membrana basal foram mantidas.

O grupo diz ter injetado células humanas nessas estruturas para criar pulmões, incluindo vasos sanguíneos, e transplantou os órgãos criados por bioengenharia em outros camundongos.

Os pesquisadores afirmam que a engenharia de órgãos complexos, como os pulmões, continua sendo um grande desafio. Eles dizem que a plataforma de bioengenharia de pulmões em escala de camundongo desenvolvida em seu estudo poderia facilitar uma expansão para a bioengenharia de órgãos humanos em escala maior no futuro.

Suzuki diz que a arquitetura dos pulmões de mamíferos é basicamente consistente entre as espécies, incluindo camundongos, suínos e humanos. Ele acredita que a nova plataforma é um passo importante para conduzir pesquisas usando suínos e outros animais grandes para transplantar pulmões produzidos por bioengenharia em humanos.