18.8 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  4:25
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mídia sul-coreana: Coreia do Norte na fase final de preparativos para lançamento de satélite espião

Preparações indicam possível lançamento em meio a eventos políticos norte-coreanos.

Seul, Coreia do Sul, 14 de abril de 2024 – A mídia sul-coreana relatou que os preparativos da Coreia do Norte para lançar um satélite espião militar estão na fase final.

Pyongyang afirmou anteriormente que o lançamento de seu primeiro satélite militar, o Malligyong-1, em novembro passado, foi bem-sucedido. Anunciou planos de lançar mais três satélites de reconhecimento militar este ano, com base em seu programa de defesa de cinco anos.

A Agência de Notícias Yonhap da Coreia do Sul citou uma fonte governamental no domingo, afirmando que os preparativos estão essencialmente concluídos. A avaliação foi baseada na situação em uma instalação em Tongchang-ri, onde está localizada a estação de lançamento de satélites Sohae da Coreia do Norte, no noroeste do país.

Citando a fonte, a Yonhap também relatou que é altamente provável que o lançamento seja programado em torno de eventos políticos importantes da Coreia do Norte este mês. Na segunda-feira, o Norte marcará o aniversário de Kim Il Sung, fundador do país e avô do atual líder, Kim Jong Un.

O Ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, afirmou que Pyongyang pode prosseguir com o lançamento já no meio de abril.

As forças militares sul-coreanas e norte-americanas estão em alerta máximo, continuando suas atividades de monitoramento e vigilância.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)