13.7 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  6:33
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Israel convoca reunião do gabinete de guerra para discutir resposta aos ataques iranianos

Membros do gabinete permanecem divididos sobre timing e escala de retaliação.

Jerusalém, Israel, 15 de abril de 2024 – Relatos da mídia indicam que o gabinete de guerra de Israel está a favor de uma retaliação contra o Irã por seu grande ataque ao país, mas os membros permanecem divididos quanto ao timing e escala.

O Irã lançou um ataque massivo com mísseis e drones contra Israel entre sábado e domingo, a maioria dos quais, segundo Israel, foi interceptada com ajuda das forças dos EUA e outros.

Em resposta ao ataque, o gabinete de guerra do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, convocou uma reunião no domingo.

Os detalhes da reunião ainda não foram divulgados, mas a Reuters informou no domingo que embora o gabinete de guerra “favoreça uma retaliação”, ele “está dividido quanto ao timing e escala de tal resposta”.

Enquanto isso, vários meios de comunicação israelenses relataram no domingo que, embora os membros do gabinete de guerra estivessem a favor de um ataque ao Irã, a decisão foi cancelada no último minuto.

A Corporação de Radiodifusão Pública de Israel relatou que “o contra-ataque que estava prestes a ser realizado foi cancelado após uma conversa entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.”

Neste contexto, as forças israelenses anunciaram na segunda-feira que estão convocando cerca de duas brigadas de reserva para atividades operacionais na Faixa de Gaza.

Foi enfatizada a contínua prontidão para “defender o estado de Israel e a segurança dos civis.”

O comunicado surge em meio à ausência de progresso nas negociações de um cessar-fogo.