18.8 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  3:40
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Forças Armadas de Israel demitem 2 oficiais por ataque a ONG

Militares são responsabilizados por ataque que resultou na morte de membros de uma organização humanitária nos EUA.

Jerusalém, Israel, 04 de abril de 2024 – A Forças Armadas de Israel anunciaram na sexta-feira (5), a demissão de dois oficiais e a repreensão de outros comandantes sêniores pelo ataque aéreo que resultou na morte de sete membros de uma organização humanitária com sede nos Estados Unidos. O anúncio foi feito após a conclusão de uma investigação sobre o incidente.

O porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, afirmou: “Este trágico erro poderia e deveria ter sido evitado. O ataque a veículos de ajuda humanitária é um erro grave decorrente de falhas operacionais sérias.”

Ele acrescentou que os soldados responsáveis pelo ataque estavam certos de que estavam “atingindo o Hamas” e que os logotipos nos veículos do grupo, World Central Kitchen, não puderam ser identificados porque “não eram visíveis à noite”.

Funcionários da ONG afirmam que, embora as Forças Armadas tenham reconhecido sua responsabilidade, não podem “investigar credivelmente sua própria falha”. Eles exigem uma investigação independente.

Também na sexta-feira, trabalhadores humanitários das Nações Unidas pediram ao Conselho de Segurança que use sua “influência” para impedir violações do direito internacional humanitário.

O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, expressou “pesar” pelo ataque. Ele disse que Israel “nunca visa deliberadamente civis”, muito menos trabalhadores humanitários que realizam um trabalho crucial.

O embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, criticou a “falta de vontade” de Israel em garantir “acesso sem impedimentos” à ajuda humanitária.

O representante dos EUA, John Kelly, também expressou profunda preocupação. Ele afirmou que a política dos EUA será determinada pelas ações tomadas por Israel para enfrentar o “dano” causado aos civis.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)