13.7 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  6:19
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Falta uma semana para a “maior eleição geral do mundo” na Índia

Votação opõe partido governista de Modi a aliança oposicionista.

Nova Délhi, Índia, 22 de abril de 2024 (Agência PTI) – A Índia está a apenas uma semana do início do que é chamado de maior eleição geral do mundo, opondo o partido governista do primeiro-ministro Narendra Modi a uma aliança oposicionista, com temas principais como desigualdade econômica e emprego para jovens.

Cerca de 970 milhões de pessoas estão aptas a votar nesta eleição, que coincide com o término do mandato da câmara baixa do parlamento em junho.

Votação em Várias Etapas
A votação escalonada começará em 19 de abril e terminará em 1º de junho, com sete datas diferentes de votação definidas para as circunscrições em todo o país. Mais de 1 milhão de seções eleitorais serão montadas, e a apuração dos votos está programada para começar em 4 de junho.

Os campos governista e oposicionista têm feito campanhas vigorosas para angariar apoio dos eleitores.

Modi Busca Terceiro Mandato
Modi chegou ao poder nas eleições gerais anteriores em 2019, liderando o Bharatiya Janata Party (BJP) à vitória. Ele busca seu terceiro mandato na próxima eleição, capitalizando sua popularidade nacional por sua percebida liderança forte na condução do crescimento econômico da Índia.

A aliança oposicionista do partido do Congresso Nacional Indiano e outras forças acusa o governo Modi de permitir o aumento da desigualdade de riqueza em busca do desenvolvimento econômico.

Ela também afirma que o governo falhou em criar empregos suficientes para os jovens.

Negócios Lucram com a Eleição
Algumas empresas estão se beneficiando do fervor eleitoral. Uma loja especializada em produtos relacionados a eleições em Nova Délhi tem recebido muitos pedidos.

Seu proprietário disse que mercadorias associadas ao BJP e ao Congresso estão vendendo bem. Trabalhadores de uma fábrica têxtil no norte da Índia estão ocupados criando bandeiras partidárias em vez de saris, a tradicional vestimenta que eles costumam fazer.

A gigantesca operação eleitoral na Índia mobiliza milhões de funcionários, além de impulsionar negócios e a economia em meio à disputa acirrada pelo poder no país mais populoso do mundo.