18.8 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  3:08
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Câmara Baixa do Japão aprova projeto de lei para permitir guarda compartilhada de filhos de pais divorciados

Reforma visa atualizar sistema legal que reconhece apenas a guarda unilateral de pais após o divórcio.

Tóquio, Japão, 17 de abril de 2024 – A Câmara Baixa da Dieta do Japão aprovou um projeto de lei para alterar o Código Civil e outras leis, permitindo que pais divorciados compartilhem a guarda de seus filhos.

O governo tem trabalhado para revisar o sistema atual, que reconhece os direitos parentais apenas do pai ou da mãe e não permite a guarda compartilhada.

Segundo o sistema proposto, os pais discutirão se devem solicitar a guarda conjunta ou exclusiva e, caso não cheguem a um acordo, um tribunal de família decidirá. Se o tribunal reconhecer que ocorreu violência doméstica ou abuso infantil, a guarda exclusiva será concedida.

Emendas ao projeto de lei foram apresentadas em uma reunião do comitê na sexta-feira por um grupo de dois partidos governistas e dois partidos de oposição. Foi aprovado por maioria.

A revisão inclui uma cláusula complementar que pede a consideração de medidas para confirmar a verdadeira intenção dos pais, caso concordem com a guarda conjunta.

Antes de votar na sessão da Câmara Baixa na terça-feira, um membro do Partido Democrático Constitucional disse que as opiniões divergiriam em relação à legislação proposta, mas que é significativo que uma cláusula tenha sido adicionada para verificar as intenções parentais.

Uma parlamentar do Partido Comunista Japonês se opôs ao projeto de lei, argumentando que o texto não responde às preocupações de que a guarda conjunta possa deixar as crianças incapazes de escapar do abuso. Ela acrescentou que há preocupações de que os interesses dos pais ou das crianças possam ser prejudicados se um tribunal impuser a guarda conjunta.

O projeto de lei foi aprovado por maioria e enviado à Câmara Alta. É provável que seja promulgado durante a atual sessão da Dieta.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)