23.5 C
Kóka
segunda-feira, 2024/04/29  1:32
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Prabowo é declarado vencedor das eleições presidenciais da Indonésia

Autoridades indonésias anunciam vitória do Ministro da Defesa Prabowo Subianto, mas candidatos perdedores contestam resultado.

Jacarta, Indonésia, 22 de março de 2024 – As autoridades indonésias declararam o Ministro da Defesa, Prabowo Subianto, como o vencedor das eleições presidenciais do mês passado. No entanto, os candidatos derrotados estão contestando o resultado.

Funcionários afirmam que Prabowo obteve quase 60 por cento dos votos.

Após o anúncio, ele declarou: “Nós vamos provar ser um presidente, vice-presidente e governo que trabalharão o mais duro possível para todo o povo da Indonésia.”

Prabowo escolheu o filho do atual presidente Joko Widodo como seu companheiro de chapa. Inicialmente, ele era jovem demais para se registrar. No entanto, o Tribunal Constitucional, presidido pelo cunhado de Joko, fez uma exceção.

O candidato às eleições, Anies Baswedan, acredita que isso não deveria ter sido permitido. A equipe do ex-governador de Jacarta entrou com um caso no tribunal na quinta-feira. Ele supostamente quer que as eleições sejam realizadas novamente, sem o filho de Joko.

Anies disse: “Eu enfatizo mais uma vez que o processo e os resultados são igualmente importantes. Porque o processo correto gera o resultado correto. E se houver um problema, então o resultado também é problemático.”

O tribunal provavelmente decidirá se rejeita ou prossegue com a reivindicação até 16 de abril.

O outro candidato nas eleições era o ex-governador da Java Central, Ganjar Pranowo. Sua equipe também planeja desafiar o resultado.