5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  6:53
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Coreia do Norte pode estar se preparando para lançar próximo satélite espião informa mídia sul-coreana

Preparações para o lançamento de um segundo satélite militar são relatadas pela mídia sul-coreana, enquanto Pyongyang afirma ter lançado com sucesso seu primeiro satélite espião em novembro.

Seul, Coreia do Sul, 29 de março de 2024 (Yonhap) – A mídia sul-coreana está reportando que a Coreia do Norte está realizando preparativos para lançar um segundo satélite militar a partir de um local em sua região noroeste. Essa notícia surge após Pyongyang ter anunciado com sucesso o lançamento de seu primeiro satélite espião em novembro do ano passado.

De acordo com a Agência de Notícias Yonhap, citando fontes militares sul-coreanas na quinta-feira (28), uma cobertura foi recentemente instalada na estação de lançamento de satélites Sohae.

O relatório afirmou que o Norte está se preparando para lançar outro satélite espião porque montou uma cobertura semelhante ao montar um foguete no passado. Acredita-se que a cobertura tenha sido usada para evitar o monitoramento por satélites de reconhecimento dos EUA.

A agência de notícias também disse que foi confirmado que um teste de combustão de um motor, para um foguete de três estágios, foi realizado.

Um porta-voz do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse em uma coletiva de imprensa na quinta-feira que, embora haja atividades para um lançamento adicional de satélite militar pelo Norte, não há sinais de um lançamento iminente até o momento.

O programa de defesa quinquenal da Coreia do Norte prevê operações de satélites de reconhecimento. Após o que chamou de lançamento bem-sucedido do satélite Malligyong-1 em novembro, Pyongyang diz que lançará mais três este ano.

A Coreia do Sul planeja colocar seu segundo satélite de reconhecimento em órbita usando um foguete do setor privado dos EUA no início de abril. Cresce a expectativa no país de que o Norte possa prosseguir com um segundo lançamento antes disso.