Kyiv, Ucrânia, 13 de fevereiro de 2024 – A Ucrânia informa que as forças russas em seu território estão utilizando dispositivos de comunicação via satélite produzidos pela SpaceX, uma empresa de tecnologia espacial liderada pelo empresário Elon Musk.
A agência de inteligência militar do Ministério da Defesa da Ucrânia divulgou um comunicado no domingo (11), sobre o uso dos serviços de internet via satélite Starlink.
O comunicado afirma que os terminais estão sendo utilizados por uma brigada aerotransportada russa na região parcialmente ocupada do leste de Donetsk.
A agência relata que foram registrados casos de uso dos dispositivos por forças russas e que isso está se tornando sistemático.
Em uma postagem em redes sociais, Musk afirmou que nenhum sistema Starlink foi vendido direta ou indiretamente para a Rússia.
Os dispositivos têm sido vitais para a Ucrânia no combate à Rússia, especialmente para detectar drones russos quando as comunicações domésticas são interrompidas.
Enquanto isso, as forças russas continuam os ataques em larga escala com drones em toda a Ucrânia. A Força Aérea da Ucrânia afirma que a Rússia lançou 17 drones e mísseis de fabricação iraniana na segunda-feira em Khmelnytskyi, no oeste da Ucrânia, e em Mykolaiv, no sul. A Ucrânia diz ter derrubado 14 drones e um míssil.
No domingo, a Ucrânia relatou que a Rússia atacou Kyiv e outras regiões com 45 drones. A Ucrânia também afirmou que os ataques com drones russos, de sexta-feira para sábado, atingiram áreas residenciais em Kharkiv, matando sete pessoas, incluindo três crianças.
- Incêndio atinge mais de 50 mil em Los Angeles, emitida ordem de evacuação - 24 de janeiro de 2025 9:56 am
- Coréia do Norte enviará mais tropas para ajudar a Rússia - 24 de janeiro de 2025 9:49 am
- Secretário de Estado dos EUA visitará o Panamá após declaração de Trump - 24 de janeiro de 2025 9:34 am