9.1 C
Kóka
sexta-feira, 2024/03/01  8:02
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ucrânia afirma que forças russas estão usando comunicações via satélite da SpaceX

Utilização de dispositivos de comunicação Starlink pela Rússia gera preocupações na Ucrânia.

Kyiv, Ucrânia, 13 de fevereiro de 2024 – A Ucrânia informa que as forças russas em seu território estão utilizando dispositivos de comunicação via satélite produzidos pela SpaceX, uma empresa de tecnologia espacial liderada pelo empresário Elon Musk.

A agência de inteligência militar do Ministério da Defesa da Ucrânia divulgou um comunicado no domingo (11), sobre o uso dos serviços de internet via satélite Starlink.

O comunicado afirma que os terminais estão sendo utilizados por uma brigada aerotransportada russa na região parcialmente ocupada do leste de Donetsk.

A agência relata que foram registrados casos de uso dos dispositivos por forças russas e que isso está se tornando sistemático.

Em uma postagem em redes sociais, Musk afirmou que nenhum sistema Starlink foi vendido direta ou indiretamente para a Rússia.

Os dispositivos têm sido vitais para a Ucrânia no combate à Rússia, especialmente para detectar drones russos quando as comunicações domésticas são interrompidas.

Enquanto isso, as forças russas continuam os ataques em larga escala com drones em toda a Ucrânia. A Força Aérea da Ucrânia afirma que a Rússia lançou 17 drones e mísseis de fabricação iraniana na segunda-feira em Khmelnytskyi, no oeste da Ucrânia, e em Mykolaiv, no sul. A Ucrânia diz ter derrubado 14 drones e um míssil.

No domingo, a Ucrânia relatou que a Rússia atacou Kyiv e outras regiões com 45 drones. A Ucrânia também afirmou que os ataques com drones russos, de sexta-feira para sábado, atingiram áreas residenciais em Kharkiv, matando sete pessoas, incluindo três crianças.