Tóquio, Japão – 10 de fevereiro de 2024 – As principais empresas listadas no Japão estão no meio do processo de divulgação de seus resultados financeiros. Uma corretora de valores afirma que os números mais recentes mostram que a maioria dos negócios teve um desempenho sólido em 2023.
A SMBC Nikko Securities relata que mais da metade das empresas registrou um aumento nos lucros líquidos durante os nove meses de abril a dezembro. A corretora analisou os números de 957 empresas, ou quase 70% de todas as firmas que divulgaram seus resultados até quinta-feira.
De acordo com a análise, 537 empresas, ou 56%, relataram um aumento nos lucros líquidos. Fabricantes de automóveis e máquinas registraram ganhos nos lucros, principalmente devido à desvalorização do iene e à transferência de custos.
Empresas de transporte terrestre e aéreo e varejistas também registraram lucros maiores, beneficiando-se do crescente número de turistas estrangeiros no Japão.
No entanto, a SMBC Nikko relata que 402 empresas, ou 42%, registraram quedas nos lucros ou prejuízos líquidos durante os nove meses.
Entre elas estão empresas químicas, que foram afetadas pela queda na demanda por produtos relacionados a smartphones.
O setor atacadista, incluindo empresas de comércio, também registrou queda nos lucros, à medida que os preços de recursos se estabilizaram após ganhos anteriores significativos.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am