12 C
Kóka
sexta-feira, 2024/03/01  6:27
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais da metade das principais empresas na Bolsa de Tóquio registram lucros líquidos mais altos

Relatório aponta que a maioria das empresas japonesas teve desempenho positivo em 2023.

Tóquio, Japão – 10 de fevereiro de 2024 – As principais empresas listadas no Japão estão no meio do processo de divulgação de seus resultados financeiros. Uma corretora de valores afirma que os números mais recentes mostram que a maioria dos negócios teve um desempenho sólido em 2023.

A SMBC Nikko Securities relata que mais da metade das empresas registrou um aumento nos lucros líquidos durante os nove meses de abril a dezembro. A corretora analisou os números de 957 empresas, ou quase 70% de todas as firmas que divulgaram seus resultados até quinta-feira.

De acordo com a análise, 537 empresas, ou 56%, relataram um aumento nos lucros líquidos. Fabricantes de automóveis e máquinas registraram ganhos nos lucros, principalmente devido à desvalorização do iene e à transferência de custos.

Empresas de transporte terrestre e aéreo e varejistas também registraram lucros maiores, beneficiando-se do crescente número de turistas estrangeiros no Japão.

No entanto, a SMBC Nikko relata que 402 empresas, ou 42%, registraram quedas nos lucros ou prejuízos líquidos durante os nove meses.

Entre elas estão empresas químicas, que foram afetadas pela queda na demanda por produtos relacionados a smartphones.

O setor atacadista, incluindo empresas de comércio, também registrou queda nos lucros, à medida que os preços de recursos se estabilizaram após ganhos anteriores significativos.