18.8 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  3:47
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Rússia e Irã fortalecem laços militares

Ataques com drones iranianos marcam intensificação da cooperação militar entre Rússia e Irã enquanto Rússia ataca repetidamente a Ucrânia.

Kiev, Ucrânia – 14 de janeiro de 2024 – As forças russas continuam seus ataques à Ucrânia, utilizando drones iranianos, em meio à crescente cooperação militar entre Rússia e Irã.

Segundo a Força Aérea da Ucrânia, 33 drones de ataque iranianos foram disparados pela Rússia, dos quais 22 foram destruídos pelas forças ucranianas. Além disso, a Força Aérea relatou um ataque de mísseis na região leste de Kharkiv.

O ministro ucraniano para indústrias estratégicas, Oleksandr Kamyshin, declarou na quarta-feira (17), que o país utilizou o sistema de defesa aérea do projeto FrankenSAM pela primeira vez em condições de combate, derrubando um drone iraniano. O sistema combina mísseis avançados terra-ar com armamentos da era soviética ainda presentes nos estoques ucranianos.

Os esforços desesperados da Ucrânia para obter mais defesas aéreas levaram ao projeto FrankenSAM, à medida que o país enfrenta escassez de armas e fundos.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, informou na quarta-feira que Rússia e Irã estão nas últimas etapas de aprovação de um novo tratado. Ela destacou que o contexto internacional mudou, e as relações entre os dois países estão experimentando um aumento sem precedentes.

Zakharova acrescentou que o novo tratado consolidaria a parceria estratégica entre Moscou e Teerã, abrangendo toda a gama de seus laços.

No mês passado, o presidente russo, Vladimir Putin, convidou seu homólogo iraniano, Ebrahim Raisi, para Moscou, onde realizaram uma reunião de cúpula. Altos funcionários estrangeiros e de defesa da Rússia e do Irã mantiveram conversas por telefone na segunda-feira (15), reafirmando os laços estreitos entre suas nações.

Rumores indicam que a Rússia busca mísseis balísticos do Irã, enquanto o Irã tenta adquirir aviões de combate da Rússia. Países ocidentais e rivais do Irã no Oriente Médio estão intensificando a vigilância contra a cooperação militar entre Rússia e Irã.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)