20.1 C
Kóka
sexta-feira, 2024/05/17  4:23
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Economia da Alemanha deverá superar o Japão

Alemanha registra crescimento significativo, elevando o PIB para mais de 4,1 trilhões de euros em 2023 e intensificando a possibilidade de ultrapassar o Japão em termos de economia global.

Berlim, Alemanha – 18 de janeiro de 2024 – O governo alemão anunciou na segunda-feira (15), que a economia do país cresceu impressionantes 6,3% em 2023 em termos nominais, ultrapassando a marca de 4,1 trilhões de euros, ou cerca de 4,5 trilhões de dólares.

Esse expressivo crescimento levanta a probabilidade de a Alemanha ter superado o Japão para se tornar a terceira maior economia do mundo.

Enquanto a Alemanha experimentou um impulso econômico, alavancado, principalmente, pelo aumento dos preços, o Japão enfrenta desafios cambiais. O PIB nominal japonês, nos últimos nove meses até setembro, foi de aproximadamente 3 trilhões de dólares. Para que a economia japonesa supere a alemã em 2023 em termos de dólares, seu PIB no último trimestre do ano precisa atingir cerca de 190 trilhões de ienes.

Analistas apontam que, devido à fraqueza do iene em relação ao dólar, é improvável que o PIB japonês em dólares ultrapasse o da Alemanha, que se beneficiou da valorização de preços significativa. Desde que a China superou o Japão em 2010, a economia japonesa permanece como a terceira maior do mundo, atrás dos Estados Unidos e da China.

O principal economista da Mitsubishi UFJ Research and Consulting, Kobayashi Shinichiro, destaca que o PIB nominal reflete os preços e está próximo do sentimento público. Ele sugere que uma possível queda no ranking japonês, devido aos efeitos de preços e taxas de câmbio, indicaria um possível estagnação no crescimento econômico. Os números preliminares do PIB japonês para o ano todo de 2023 estão programados para serem divulgados em 15 de fevereiro.