15 C
Kóka
quinta-feira, 2024/05/16  4:25
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MSDF do Japão inicia exercício conjunto com EUA e Canadá ao largo das Ilhas Curilas

A Força Marítima de Autodefesa, Maritime Self-Defense Force - MSDF, do Japão informou que iniciou um exercício conjunto com as marinhas dos EUA e do Canadá ao largo das Ilhas Kuril, localizadas a nordeste das quatro ilhas controladas pela Rússia e reivindicadas pelo Japão.

A Força Marítima de Autodefesa, Maritime Self-Defense Force – MSDF, do Japão informou que iniciou um exercício conjunto com as marinhas dos EUA e do Canadá ao largo das Ilhas Kuril, localizadas a nordeste das quatro ilhas controladas pela Rússia e reivindicadas pelo Japão.

A MSDF diz que o exercício “Noble Chinook” começou na segunda-feira (21), e vai até 28 de agosto. Cinco navios, incluindo o destroyer japonês Hyuga, estão participando.

A área do exercício abrange as águas das Ilhas Kuril até a região sul de Kanto, no Pacífico.

As unidades participantes simularão operações de busca conjuntas enquanto compartilham informações e pousam helicópteros nas embarcações umas das outras.

Os oficiais da MSDF do Japão dizem que o objetivo é fortalecer a cooperação entre os três lados para realizar um Indo-Pacífico livre e aberto.

Eles também dizem que esta é a primeira vez que um navio da MSDF realiza um exercício ao largo das Ilhas Kuril.

Acredita-se que o exercício tenha o objetivo de mostrar a cooperação dos três países com a Rússia em mente.

Navios das marinhas russa e chinesa foram vistos ao largo da província de Hokkaido, no norte do Japão, no final de julho. Acredita-se que eles tenham realizado uma patrulha conjunta.