20.1 C
Kóka
sexta-feira, 2024/05/17  3:57
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Completa 19 anos desde que o helicóptero dos EUA caiu no campus da universidade em Okinawa

A população da província de Okinawa, no sudoeste do Japão, marcou os 19 anos desde que um helicóptero militar dos EUA caiu no campus de uma universidade local.

A população da província de Okinawa, no sudoeste do Japão, marcou os 19 anos desde que um helicóptero militar dos EUA caiu no campus de uma universidade local.

O helicóptero, que decolou da Estação Aérea Futenma do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, caiu no campus da Universidade Internacional de Okinawa em 13 de agosto de 2004. O acidente causou danos a edifícios, incluindo um no campus.

A base e o campus da universidade são adjacentes um ao outro, na cidade de Ginowan.

Estudantes e membros do corpo docente realizaram uma manifestação no campus no domingo (13). A reunião, destinada a manter viva a memória do incidente, ocorreu em frente a uma árvore que foi carbonizada pelas chamas causadas pelo acidente.

O presidente da universidade, Maetsu Eiken, fez um discurso pedindo que o campo de pouso fosse imediatamente fechado e removido. Ele disse que os moradores locais ainda estão sofrendo danos causados por ruídos, poluição ambiental e outros ônus associados à base.

Nakasone Sakura, estudante do segundo ano da universidade, que nasceu no ano do acidente, também falou na manifestação em nome dos alunos.

Nakasone disse que a visão de metal voando e gerando ruídos altos deixa as pessoas tensas e preocupadas. Ela disse que a situação está muito longe da paz. Nakasone acrescentou que a base continua no mesmo local apesar do acidente, deixando o problema sem solução.

Nakata Miku, que era estudante do primeiro ano na época do acidente, participou da manifestação com seus filhos. Ela disse que seus filhos podem considerar a existência do aeródromo como algo natural, já que cresceram com a base sempre situada em sua vizinhança. Mas ela disse que deseja ser uma mãe que possa lhes dizer que esse pensamento está errado.