Rishi Sunak considera “histórica” a cúpula do G7 em Hiroshima
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, qualificou a cúpula do G7 em Hiroshima como “histórica”, pois os líderes renovaram seu compromisso com “o caminho da paz, da liberdade e da democracia”.
Sunak resumiu a cúpula em uma coletiva de imprensa na cidade de Hiroshima no domingo (21).
Ele falou sobre a visita do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy a Hiroshima. Afirmou que a visita enviou uma mensagem poderosa sobre a unidade e a determinação do G7 e de seus aliados. Ele disse que a Ucrânia não deve apenas vencer a guerra, mas conquistar uma paz justa e duradoura.
Sunak continuou dizendo: “Fizemos um verdadeiro avanço nesta cúpula, graças ao apoio do presidente Biden a uma coalizão internacional para fornecer caças F-16”.
O primeiro-ministro britânico também disse: “Não poderia haver lugar mais apropriado para discutir a necessidade urgente de paz do que Hiroshima”.
Sunak falou sobre sua experiência de visitar o Museu Memorial da Paz de Hiroshima, dizendo que ficou profundamente emocionado com sua visita ao local. Ele falou sobre ver o triciclo de uma criança retorcido pela explosão e os uniformes escolares ensanguentados e rasgados. Disse que ele e outros líderes resolveram nunca esquecer o que aconteceu em Hiroshima com essas imagens em suas mentes.
Sunak também disse que o primeiro-ministro Kishida e o povo do Japão devem se orgulhar “do sucesso dessa cúpula” ao demonstrar a unidade do G7 no apoio à Ucrânia, bem como no envolvimento dos países conhecidos coletivamente como “Sul Global”.
Por fim, Sunak expressou sua gratidão ao Japão pelo que ele descreveu como uma hospitalidade “incrivelmente calorosa”.
- Monte Fuji recebe primeira neve da temporada - 24 de outubro de 2025 9:20 am
- Trump cancela cúpula com Putin e impõe sanções contra gigantes do petróleo russo - 24 de outubro de 2025 9:14 am
- China aprova diretrizes para plano quinquenal 2026–2030 - 24 de outubro de 2025 8:50 am












