Líderes do G7 reafirmaram apoio “compartilhado e inabalável” à Ucrânia diz Biden
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que os líderes do G7 reafirmaram um “compromisso compartilhado e inabalável” de apoiar a Ucrânia contra a contínua invasão russa.
Biden falou aos repórteres após o encerramento da cúpula do G7 em Hiroshima.
Biden disse que os países do G7 continuarão a “apoiar o corajoso povo da Ucrânia em sua defesa contra a brutal guerra de agressão e os crimes de guerra da Rússia”.
Ele enfatizou que os Estados Unidos lançarão novos esforços com parceiros para treinar pilotos ucranianos em aviões de combate de quarta geração, incluindo o F-16, para fortalecer a força aérea da Ucrânia como parte de um compromisso de longo prazo com a capacidade do país de se defender.
Biden também falou sobre a abordagem do G7 com relação à China.
Ele disse: “Não estamos querendo nos separar da China. Estamos procurando diminuir o risco e diversificar nosso relacionamento com a China”.
Ele disse que os países do G7 tomariam medidas para diversificar suas cadeias de suprimentos para não dependerem de um único país e resistirem juntos à coerção econômica.
Ele também expressou esperança de um degelo em breve nas relações geladas de seu país com Pequim.
Referindo-se à sua visita ao Museu Memorial da Paz de Hiroshima, Biden prometeu nunca cessar os esforços para construir a paz e continuar a trabalhar para alcançar um mundo sem a ameaça de armas nucleares.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am