22.4 C
Kóka
sexta-feira, 2024/05/17  1:14
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Agencia Internacional de Energia Atômica diz que situação em Zaporizhzhia é “insustentável”

Os inspetores da maior usina nuclear da Europa estão alertando sobre uma potencial catástrofe. Dizem que as interrupções de energia e os ataques militares ao complexo de Zaporizhzhia, na Ucrânia, estão criando um conjunto de circunstâncias "insustentáveis".

Agencia Internacional de Energia Atômica diz que situação em Zaporizhzhia é “insustentável”

Os inspetores da maior usina nuclear da Europa estão alertando sobre uma potencial catástrofe. Dizem que as interrupções de energia e os ataques militares ao complexo de Zaporizhzhia, na Ucrânia, estão criando um conjunto de circunstâncias “insustentáveis”.

O Diretor Geral da AIEA, Rafael Grossi, postou um vídeo sobre a situação na sexta-feira.

Ele disse: “Uma usina nuclear não pode jamais ser um joguete de guerra. Seu destino não deve ser decidido por meios militares. As conseqüências de tal ação são muito graves”.

Grossi exortou ao fim imediato de todos os bombardeios em toda a área. Ele repetiu seu apelo para o estabelecimento de uma zona de segurança nuclear.

Na segunda-feira, a usina foi desligada da rede elétrica. Os técnicos estão confiando em um único reator ativo para manter os sistemas de segurança funcionando. Entretanto, eles estão considerando um plano para desligar o reator e ter a usina funcionando com geradores a diesel.

Como os operadores se esforçam para manter o controle do complexo, as tropas russas estão perdendo o controle no campo de batalha.

Autoridades ucranianas dizem que suas forças fizeram avanços significativos na região leste de Kharkiv, que foi invadida pelos russos nos primeiros dias da invasão.

Os aliados da Ucrânia, inclusive os dos EUA, dizem que a guerra está em um “momento crucial”.

Mesmo as autoridades regionais, instaladas pelo governo russo, estão admitindo alguns reveses, incluindo Vitaly Ganchev, o chefe do governo de Kharkiv, nomeado pela Rússia.

Ganchev disse: “Seria irresponsável dizer que eles não obtiveram nenhum sucesso. O próprio fato de terem rompido nossa linha defensiva é uma vitória significativa para eles”.

Entretanto, as autoridades de defesa russas dizem que estão enviando reforços. Eles divulgaram um vídeo mostrando novas tropas se deslocando para a área.