18.8 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/30  3:59
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Rússia se apodera da maior parte da Ucrânia oriental, mas enfrenta contra-ataques no sul

Segundo informações, as forças russas apreenderam a maior parte de uma cidade chave no leste da Ucrânia, mas enfrentam contra-ataques no sul.

Rússia se apodera da maior parte da Ucrânia oriental, mas enfrenta contra-ataques no sul

Segundo informações, as forças russas apreenderam a maior parte de uma cidade chave no leste da Ucrânia, mas enfrentam contra-ataques no sul.

Os russos estão intensificando os ataques a Severodonetsk, que é vista como a última fortaleza ucraniana na região leste de Luhansk.

O governador de Luhansk, Serhiy Haidai, disse em um post de mídia social na quarta-feira (1º), que as forças russas agora controlam cerca de 80% da cidade. Ele também disse que as forças ucranianas continuam sua forte resistência.

O Ministério da Defesa britânico disse na quinta-feira (2), que a estrada principal para Severodonetsk provavelmente permanece sob controle ucraniano, mas a Rússia continua a fazer avanços constantes e tem tomado o controle da maior parte da cidade.

Também disse que as forças russas estão se preparando para mudar seu foco de Luhansk para a região vizinha de Donetsk, mas até agora sofreram enormes perdas.

O Ministério da Defesa britânico analisou que os russos terão que atravessar o rio Donets, uma barreira natural, para atacar a região de Donetsk e, se for necessária uma breve pausa tática para se preparar para a ofensiva, eles poderão perder parte do impulso que acumularam durante a última semana.

Enquanto isso, as forças ucranianas estão lutando no sul. A mídia estatal da Ucrânia, na quarta-feira, citou o governador de Kherson como dizendo que eles haviam libertado mais de 20 assentamentos no norte da região. A Rússia alegou, anteriormente, ter tomado o controle de toda a região.

A mídia havia noticiado, na segunda-feira (30), que um alto funcionário do governo disse que as forças ucranianas haviam avançado em média de 8 a 10 quilômetros ao redor de Kherson e Zaporizhzhia.

Um grupo de reflexão norte-americano, o Instituto para o Estudo da Guerra, disse em sua avaliação na terça-feira (31), que a concentração da Rússia na apreensão de Severodonetsk e Donbas cria vulnerabilidades para a Rússia em Kherson, onde as contra-ofensivas ucranianas continuam.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)