A trajetória do jornalista, apresentador e cineasta Ulisses Rocha

O jornalista, apresentador de televisão e cineasta Ulisses Rocha, dono uma extensa carreira jornalística distribuída por várias emissoras do Brasil, tem o seu filme “EU NATIVO” na seleção oficial do Montreal Independent Film Festival, no Canadá e na na seleção oficial do 8° Festival Andromeda, em Istambul, na Turquia, dia 28/fev.

Com doutorado e mestrado em comunicação, Ulisses é um jornalista com ampla formação em audiovisual. Autor de 39 documentários, sendo 3 longas metragens, possui DRT como diretor cinematográfico. Pai de seis filhos, é professor universitário há 15 anos das disciplinas telejornalismo, documentário e filme publicitário.

Ulisses ficou um mês pelo norte e nordeste do país filmando o documentário “EU NATIVO”, no Pará, onde teve contato com o jovem pajé Potiguara (foto acima), que detém a sabedoria das plantas e das matas, com a ajuda dos espíritos encantados. “Este pajé representa uma nova geração, com todas as tradições da cultura indígena, aliadas a modernidade. Indígenas atuais andam de carro, usam iPhone, mas mantém sua cultura. Acho que nunca aprendemos sobre eles nas escolas,” disse Ulisses e com o cacique Akjaboro (foto abaixo), líder geral do povo Kayapó.

O cineasta visitou os Guerreiros Fulni-ô, em Águas Belas-PE, participou de um almoço legitimamente brasileiro, com líderes Pankararu, indígenas com mais de 500 anos de Brasil. Muitos desses indígenas pankararu vivem no Morumbi, na favela Real Parque, zona sul de São Paulo.

Eles foram expulsos de suas terras por invasores e migraram para São Paulo no ano de 1950, viajando por 16 dias em paus-de-arara. Na cidade as mulheres trabalhavam de domestica e os homens como vigilantes, faxineiros, ajudantes nas construções do estádio do Morumbi e do Palácio dos Bandeirantes.

Ulisses já teve outro filme em destaque, Sertão (Hinterland) que foi selecionado para exibição no Golden Tree International Documentary Festival, realizado de 4 a 6 de novembro de 2021, iniciando em Pequim e terminando em Paris. Ulisses levou as histórias do sertão paraibano a locais distantes. O documentário mostra histórias de quem sofreu com a seca no sertão da Paraíba e as mudanças com a chegada da tecnologia.

No canal Psicologia em Podcast Ulisses Rocha conversa com a psicóloga Silvia Navarro sobre vários problemas como transtorno bipolar, depressão, síndrome de “burnout”, crise de ansiedade, ciúme nos relacionamentos entre outros assuntos.

Natural de Bauru, interior de São Paulo, transferiu-se na infância com a família para a cidade histórica de São João Del Rei, Minas Gerais, onde viveu até a adolescência.

Em 1976, sua família decide retornar a São Paulo, e Ulisses começa a trabalhar como office-boy e inicia um curso de inglês, fato que mudaria a sua vida. No ano de 1978, começa a trabalhar como guia turístico da Cidade de São Paulo e dois anos depois inicia o trabalho de guia em excursões pelo Brasil e exterior, seguindo por algumas empresas do setor turístico e hoteleiro.

Sua primeira aparição no SBT, foi em 1984, mas não foi no jornalismo e sim no programa de auditório Novos Talentos como locutor noticiarista. Na época era a antiga TVS. Apresentou-se com o nome de Ulisses Júnior. Recebeu duas notas 4 e duas 5. Perdeu por um ponto. 

Em 1987 presta o vestibular em Comunicação Social nas FIAM,  graduando-se em Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado1991. Inicia a carreira de repórter em 1992, no Sistema Globo de Rádio, na Rádio Globo São Paulo e Rádio CBN. Foi trabalhar de repórter na Rede Manchete em 1994 e logo depois muda para a Rede Bandeirantes.

Em 1996, se transfere para a Rede Record, fazendo reportagens para o Jornal da Record, sendo transferido logo depois para ser o apresentador do Cidade Alerta até 2003. Permaneceu no setor jornalístico por 8 anos, realizando coberturas nacionais e internacionais, e produziu 12 documentários para o Repórter Record. Em 2004 foi transferido para o Domingo Espetacular e em 2005, entrevistou na floresta colombiana, Rául Reyes (foto acima), porta voz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Se desliga da Rede Record em 2005 e em 2007 vai para o SBT como editor do Jornal da Massa, apresentado pelo Ratinho. No programa, fazia narrações do helicóptero e ainda editava reportagens e quadros cômicos com Dani Calabresa e a equipe do Café com Bobagem.

Em 2010 retorna a Rede Record como apresentador do Balanço Geral. Tempos depois retorna novamente ao SBT, dessa vez no SBT Repórter,  substituindo o César Filho no Boletim de Ocorrências e Jornal SBT Manhã. Ulisses apresentava as notícias nacionais e internacionais, no jornal ao vivo, e narrava do helicóptero o noticiário local, com Rodolpho Gamberini. Retorna a Rádio Globo São Paulo, onde ficou até 2014.

Em 2013, Ulisses produz e realiza o seu primeiro filme documentário de longa metragem, Mães Solteiras. Ulisses não teve nenhum apoio governamental para a realização do documentário, ele próprio comprou os equipamentos de filmagem e contou com a ajuda de amigos que atuavam no jornalismo e cinema para a realização do projeto, que durou cinco anos entre roteiro e finalização da edição, sendo inscrito em festivais no Brasil e no exterior.

O filme torna público depoimentos densos sobre como as mulheres conseguiram romper os paradigmas da sociedade e se tornaram mães com papel duplo ao criar os filhos. Ulisses não comercializou o filme, decidindo torná-lo documento público, para que o maior número de pessoas possíveis pudessem ter acesso às histórias e proporcionar uma reflexão sobre essas mulheres que lutam para criarem sozinhas os seus filhos.

Em 2020 criou o podcast Casos Extraordinários, onde relata histórias de pessoas comuns, como o caso Graciane, a marreteira (que se casou para não ser despejada de casa), O homem do chapéu de couro ( seu Zézinho, um homem simples que da muito valor a mulher que tem, a única que conheceu na vida), O aborto (a história fala de uma jovem que fez um aborto na adolescência e passou a ter visões surpreendentes), entre tantos outros casos. Para ouvir, acesse o link: https://open.spotify.com/show/6Eb0wtIBRMmaxr9vSOFc6N?si=n94jlpXXSS6wlLbPjrdYVg&utm_source=facebook&utm_medium=feed&fbclid=IwAR1mKWFJ36U2yshW-yT2gylxiquRaF_4nBOMbUC-db6XBCFxaMaW1i3fDPA&nd=1

Em 2021, Ulisses Rocha foi nomeado LEILOEIRO OFICIAL, pela Junta Comercial de SP. Sua inserção no mercado de leilões é uma forma de financiar os seus filmes. Ulisses disse: “Documentário a gente faz porque gosta, não para ganhar dinheiro”. Pai de Ulisses Neto, correspondente da Jovem Pan em Londres, Ulisses Rocha é professor universitário desde 2005 e lecionou nas universidades FMU e Fiam. Doutor e mestre em comunicação midiática na Unip, é professor de telejornalismo e em 2013 integrou também o corpo docente da Fiam, onde se formou.

Ulisses Neto, seguiu mesmo os passos do pai. Ele realizou a série de documentários DANI ALVES – MY DREAM, que foi dirigida, filmada e finalizada por ele, sendo um dos vencedores do WEBBY AWARDS, prêmio que equivale ao “Oscar” da internet. Ulisses Neto lançou também o podcast Londres Real. Em 2019 teve o comercial da Nike, produzido, montado e colorizado por ele, exibido nos EUA, Europa, Oriente Médio e Ásia. “O menino começou na minha pequena produtora, em SP, e ganhou o mundo. Ensinei os primeiros passos. Agora ele virou mestre, muito melhor que eu.” Afirmou o pai todo orgulhoso.

Em 2012 um exame de DNA revelou que Ulisses tinha um filho de 32 anos, um jovem motorista de ônibus chamado Anderson, que tinha apenas o ensino fundamental. Ele fez supletivo, faculdade e acabou se formando em Direito. Tudo o que ele precisou foi da oportunidade de mostrar sua capacidade e competência. Uma longa espera, que chega ao fim, aos 38 anos. Ele tem a vida inteira pela frente. Nós dois conseguimos superar o passado e reescrever o futuro. Orgulho de ser pai! revelou Ulisses. Anderson é o filho mais velho de Ulisses Rocha.

Youtube: https://www.youtube.com/user/brokka1/featured
Twitter: https://twitter.com/ulissesrocha
Instagram: https://instagram.com/nativesmovie
Twitter: https://twitter.com/nativesmovie

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)