28.5 C
Kóka
quinta-feira, 2024/06/20  7:20
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“O Sul em Cima” traz Projeto Sopro e Isabela Fogaça na próxima quinta-feira

Programa de rádio apresenta álbum inédito gravado remotamente com artistas do mundo todo.

Koka, Shiga, Japão – 18 de maio de 2024 – O aguardado programa de rádio “O Sul em Cima” promete uma noite memorável na próxima quinta-feira, 23 de maio, às 20h00 no horário de Tóquio. Apresentado por Marcio Celli na Rádio Shiga Japan, o programa contará com duas atrações imperdíveis: o lançamento do álbum “Sopro”, do Projeto Sopro, e uma apresentação especial da cantora Isabela Fogaça.

Isabela Fogaça – Nasceu em Bagé e reside em Porto Alegre. Nutricionista formada pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura, Isabela é casada com o professor, compositor e político José Fogaça que foi senador pelo Rio Grande do Sul e prefeito de Porto Alegre.

Isabela Fogaça acostumou-se aos palcos participando dos festivais estudantis e dos festivais regionais de música nativa e popular que dominaram a cena cultural do RS nos anos 70 e 80. Destacou-se como intérprete, vencendo inúmeros festivais e deixando em cada cidade por onde andou a marca de seu talento, em um período de extraordinária efervescência cultural.

Em 2011, Isabela Fogaça lança seu próprio CD, “Sons da minha vida” que produziu em parceria com José Fogaça, para o selo Nossa Música da gravadora Biscoito Fino. Os arranjos são de Cau Netto. No disco, Isabela canta músicas de Kleiton & Kledir, Bebeto Alves, Paulinho Pedra Azul, Emannuel Tugny, Orlando Morais, Marcos Valle, Maurício Maestro, Luiz Coronel, dela própria. José Fogaça também participa do álbum como compositor.

Isabela lançou esse ano o single Canção Pra Te Esperar, de autoria de Clemente Manoel,  João Ormond e Valdir Cechinel Filho (reitor da Universidade do Vale do Itajaí e presidente da Fundação Univali).

Músicas: 01 – Canção Pra Te Esperar  – Valdir Cechinel Filho, Clemente Manoel e João Ormond //  02 – Besame – Kleiton Ramil e Kledir Ramil // 03 – Porto Alegre é demais  – José Fogaça // 04 – Em Obras  – Bebeto Alves // 05 – Flor de Laranjeira  – Luiz Coronel e Isabela Fogaça // 06 – Samba do Morro da Glória  – José Fogaça // 07 – Amizade – Marcos Valle e Maurício Maestro

Projeto Sopro – A amizade e a música uniram Vicente Nucci, Vinicius Castro e Zé Motta na criação do projeto “Sopro”. O trabalho é resultado do entrelaçamento das carreiras dos compositores e instrumentistas, que juntos estudaram na Faculdade de Música da UniRio. O álbum “Sopro” foi lançado no final de  2023.

O projeto foi produzido de forma peculiar. Tudo foi gravado remotamente usando tecnologia de ponta, com a participação de artistas das mais diversas partes do globo: uma orquestra de cordas em Praga, músicos dos EUA, do Reino Unido, de Portugal e, claro, do Brasil.

Todas as canções do projeto “Sopro” foram compostas há anos e trazem o frescor de um momento de vida mais leve, mais simples, mais fluido para Vicente, Zé e Vinicius. Eles sentem que revisitar essas canções tem sido um ato de respiro.

“Dizem por aí que “a vida é um sopro’. E o resgate deste trabalho é, para nós, uma forma esperançosa de expressarmos nossas razões de viver”, explica Zé Motta. As canções de melodia complexa, que nasceram dos sonhos do trio de músicos e compositores, ganharam contornos nos arranjos primorosos de Pedro Araújo.

Músicas: 08 – A Espera  – Vicente Nucci,  Vinícius Castro e Zé Motta // 09 – Precipício  – Vicente Nucci,  Vinícius Castro e Zé Motta  – Participação: Lenine // 10 – Silêncio  – Vicente Nucci  e  Vinícius Castro – participação: Áurea Martins e  Orquestra Sinfônica Nacional da República Tcheca // 11 – Valsa Espelhada – Vicente Nucci, Vinícius Castro e Zé Motta – participação: Cláudio Nucci // 12 – Solução – Vicente Nucci e Vinícius Castro // 13 – Sonata   – Vinícius Castro e Zé Motta // 13 – Derradeira  – Vicente Nucci e  Vinícius Castro – participação: ILESSI.