Dieta do Japão inicia sessão extraordinária
A Dieta do Japão está convocando uma sessão extraordinária nesta segunda-feira (6) para discutir a resposta do governo à pandemia do coronavírus chinês e outros assuntos.
A nova sessão da Dieta está agendada para durar 16 dias. Ela terminará no dia 21 de dezembro.
Na segunda-feira à tarde, o primeiro-ministro, Kishida Fumio, fará um discurso político em ambas as câmaras da Dieta, após uma cerimônia de abertura.
Kishida deverá dizer aos legisladores em ambas as câmaras que seu governo irá lidar cuidadosamente com a crise do coronavírus chinês , incluindo a nova variante Ômicron.
Os legisladores em ambas as câmaras passarão três dias fazendo questionamentos sobre o discurso, começando na quarta-feira (8).
Na segunda-feira (6) de manhã, o governo apresentou à Dieta um esboço de seu plano de orçamento extra para este ano fiscal. É provável que as deliberações sobre o plano comecem na próxima semana.
O governo e os partidos da coalizão governista dizem que o esboço do orçamento inclui fundos para medidas antivírus. Segundo eles, também financiaria medidas econômicas para apoiar indivíduos e empresas afetados pela pandemia.
O campo da oposição pretende discutir questões, tais como medidas antivírus nos portos de entrada e o custo de fornecer apoio financeiro no valor de 100.000 ienes, ou mais de 800 dólares, a cada pessoa com 18 anos ou menos.
O governo planeja distribuir a metade do apoio em cupons. Espera-se que isto aumente o custo administrativo em cerca de 90 bilhões de ienes, ou cerca de 800 milhões de dólares.
Esta será a primeira vez que Kishida realizará debates completoscom os legisladores da oposição como primeiro-ministro do país.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am