A brilhante trajetória do dramaturgo, roteirista e escritor Doc Comparato
Doc Comparato: médico, dramaturgo, roteirista e escritor, assinou as primeiras séries e minisséries da TV brasileira, que se tornaram grandes clássicos, entre eles as séries Plantão de Polícia e Malu Mulher, ambos em (1979), Mulher, A Justiceira e Quarta Nobre. Escreveu em parceria com Aguinaldo Silva a primeira minissérie exibida pela Globo, a premiada Lampião e Maria Bonita, tendo recebido o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes na categoria Revelação.
A minissérie foi a primeira produção da Globo a receber a medalha de ouro no Festival Internacional de Nova York. Doc possui sete prêmios internacionais. Assinou a co-autoria da minissérie Alugam-se Sonhos, com o prêmio Nobel, Gabriel García Márquez. Sua carreira teve início no ano de 1978 e os seus trabalhos abrangem o teatro, o cinema e a televisão tanto no Brasil como no exterior. Como didata e teórico em dramaturgia, escreveu o livro Da Criação ao Roteiro, pioneiro desta matéria em vários continentes, sendo referência nacional e internacional.
Seu último cargo universitário foi em 2004, em que foi professor de Roteiro da Escola de Cinema de Berlim. Uma de suas conquistas no teatro, foi a estreia de Nostradamus em Roma e o prêmio Ana Magnani. Em 2014 foi à Suíça para realização de Doctor Script em oito roteiros internacionais, convidado pela organização européia DreamAgo, além da inauguração do Máster da Escola de Cinema e TV de Santo Antonio de los Baños em Cuba.
Conhecido no cenário artístico como Doc Comparato – Luiz Felipe Loureiro Comparato nasceu no Rio de Janeiro em 3 de novembro de 1949. Aos 22 anos se forma em medicina, tendo como especialidade, cardiologia. No final dos anos 70 recebe uma bolsa de estudos do British Council para trabalhar e estudar no The National Heart Hospital, em Londres.
Ao retornar ao Brasil deixa de clinicar e se dedica em tempo integral a escrever para cinema, teatro e televisão, sendo imediatamente reconhecido e premiado. “O olhar agudo de Doc Comparato o converteu em um dos homens mais respeitados da Comunicação, contando com a vantagem de conhecer os pontos essenciais do telespectador como poucos o conseguiram.”

Doc é pai da Fabiana e das atrizes Bianca Comparato e Lorena Comparato. Bianca Comparato nasceu no Rio de Janeiro e começou a sua trajetória na TV em 2004, na série ‘Carga Pesada’. No mesmo ano atuou em ‘Senhora do Destino’, depois vieram ‘Avenida Brasil'(2012) e ‘Sete Vidas’ (2013), Cobras e Lagartos (2006), Belíssima (2005) além de séries como ‘Sessão de Terapia’ (2013) e ‘3%’ (2016-2020) na Netflix. Integrou o curso de verão da Royal Academy of Dramatic Arts, a tradicional escola de arte dramática de Londres, onde Anthony Hopkins se formou. Seu primeiro trabalho no cinema foi no longa Anjos do Sol (2006), de Rudi Lagemann. O filme ganhou o prêmio do júri popular no Festival de Miami. Atuou nos filmes Somos Tão Jovens (2013) e Irmã Dulce (2014). Bianca é destaque em séries para a TV fechada e Netflix.
Em seus 13 anos de carreira, Lorena que nasceu e viveu em Lisboa (Portugal), vive a versão jovem de Elenice em Um Lugar ao Sol (2021). Coleciona papéis em várias produções, entre elas Pé na Cova, Malhação, Rocky Story, Cidade Proibida, Samantha e Cine Holliúdy. No teatro atuou em várias peças, entre elas Não Tô Entendendo e Agosto. Fundou em 2011 a companhia de teatro (Cia. de Quatro Mulheres). Lorena será uma cantora sertaneja na nova série “Rensga Hits!” que estreia em 2022, abordando o universo sertanejo, e produzida pela Globoplay.
Desde então, escreveu mais de quinze peças de teatro e teve vários livros publicados e produzidos, não só no Brasil, como na América Latina e Europa (Espanha, Itália, França, Inglaterra e Alemanha). Recebeu prêmios como a medalha de ouro do New York Film Festival, além de prêmios brasileiros, como o Concurso de Contos Nacionais Brasileiros e da Associação Paulista de Críticos de Artes. É um dos mais importantes dramaturgos latino-americanos vivos. Entre os prêmios que recebeu estão: APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte/ Ana Magnani de Teatro (Itália), medalha de ouro no Festival de Filmes e Televisão de Nova Iorque, prêmio da Academia Catalã de Letras, Coral Negro (Cuba), e o prêmio de melhor filme no Los Angeles Latino International Film Festival 2007.
Doc foi fundador e diretor do máster de Roteiro e Dramaturgia da Universidade Autônoma de Barcelona e consultor do European Script Fund. Trabalhor com três prêmios Nobel de literatura: Gabriel Garcia Márquez, José Saramago e Mario Vargas Llosa. Professor e conferencista em escolas superiores de cinema em diversos países e diretor criativo de vários canais europeus de TV, é consultor de canais da TV aberta e a cabo, além de script doctor. Atualmente em plena atividade, escreve roteiros e peças de teatro.
Em 1986 foi um dos fundadores do Centro de Criação da Rede Globo de Televisão, dirigido por Dias Gomes, Doc foi o responsável pelo departamento de formação de autores. É um expert em dramaturgia, com a extraordinária qualidade de produzir e teorizar no mais difícil meio de comunicação de massa: a televisão. Se distinguiu ao por em prática conceitos pessoais e modernos que repercutem imediatamente no resultado final do produto audiovisual.
Além de roteiros para o cinema e teatro, Doc Comparato assinou peças de teatro e roteiros para o cinema, entre eles O Beijo no Asfalto (1980), de Bruno Barreto- Bonitinha, mas Ordinária ou Otto Lara Rezende (1981), de Braz Chediak – O Cangaceiro Trapalhão (1983), de Daniel Filho e Águia na Cabeça (1984), de Paulo Thiago. Para o teatro, escreveu as peças As Tias (1981) e o Beijo da Louca (1981).
Doc também se tornou um estudioso da dramaturgia e seu livro O Roteiro se torna um best-seller do gênero, sendo adotado até pelo Instituto Oficial de Rádio e Televisão da Espanha. Desde 1978 ele escreve várias séries e minisséries para Globo, Record e Emissoras de Televisão da América Latina e Europa, recebendo vários prêmios e também se torna roteirista de sete filmes. Doc Comparato escreveu em parceria com Aguinaldo Silva a primeira minissérie exibida pela Globo, a premiada Lampião e Maria Bonita. A minissérie narrava os últimos seis meses de vida do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva (Nelson Xavier) e de sua esposa, Maria Bonita (Tânia Alves), até a morte dos dois na Serra dos Angicos, em 1938.
O tempo e o Vento (1985) foi uma adaptação de O Continente, primeira parte da trilogia em que o escritor Erico Verissimo narrou a saga da centenária família Terra Cambará e aspectos fundamentais da formação do estado do Rio Grande do Sul. A minissérie, trazia em seu elenco mais de cem personagens e foi a primeira que Doc Comparato assinou sozinho. Doc ganhou o troféu de melhor vídeo no Festival de Cinema e Vídeo de Havana, em Cuba.
Em 1987, escreveu duas minisséries para a televisão espanhola. Uma delas foi Alugam-se Sonhos, em parceria com Gabriel Garcia Márquez. Em Portugal, escreveu dois episódios do seriado Histórias que o Diabo Gosta. Na década de 90 se torna um roteirista internacional e passa a viver longos períodos fora do Brasil.
Morou em Portugal, Espanha, Itália e México. É um dos fundadores e coordenador do Máster de roteiro da Universidade Autônoma de Barcelona, tornando-se além de professor, consultor criativo de televisões e script doctor. Viajando constantemente, Doc trabalhou em Cuba com Gabriel Garcia Márquez na minissérie Me Alquillo Para Soñar (Rent Dreams) produzida pela TVE em Madrid, época, inclusive, que chega a trabalhar com o escritor Alexander Chlepioanov em Moscou.
Em 1990, Doc Comparato assinou em parceria com Antonio Calmon a minissérie global A, E, I, O… Urca que surgiu das histórias contadas a ele por um antigo frequentador do Cassino da Urca, o diretor Carlos Manga. Já vivendo em Barcelona trabalha como roteirista, além de se tornar diretor criativo da Prodigius Audiovisual (Produtora europeia de filmes para a TV) e posteriormente, diretor da DEA Planeta (De Agostini Planeta Corporation em Barcelona) para desenvolvimento de minisséries européias.
Foi consultor do European Script Foundation (Londres) e do Pilot Project (Amsterdan). Entre os seus trabalhos na Espanha, se destacam a minissérie Arnau (Prêmio da Academia Catalã de Letras) e a série Hospital (TV Antena 3, Madri).
Em 1997, Doc Comparato foi um dos criadores em parceria com Daniel Filho, Antonio Calmon e Aguinaldo Silva, do seriado policial A Justiceira (1997). No ano de 2004, foi para o SBT, assinando contrato como consultor de teledramaturgia, mas em seguida se transferiu para a TV Record, integrando a equipe de colaboradores do autor Tiago Santiago nas novelas Caminhos do coração (2007) e Os Mutantes (2008).
Doc trabalha ocasionalmente como ator, conferencista e seus seminários sobre roteiro são bastante concorridos, pois foram ministrados em quase todos os países da América Latina e vários europeus. Recebeu o Prêmio DAAD (Alemanha) e foi professor da Escola de Televisão de Munique e de Berlim. Seus dois livros sobre Roteiro e dramaturgia – e Da Criação ao Roteiro (1995) e em 2009 uma reedição revisada e ampliada, tiveram diversas edições em várias línguas e é um referencial pedagógico adotado em quase uma dezena de países.
Ele ainda escreveu um romance e dois livros infantis. Atualmente, Doc Comparato vive no Rio de Janeiro, continua ministrando seminários e conferências pelo mundo. Em 2014 foi à Suíça para realização de Doctor Script em oito roteiros internacionais, convidado pela organização européia DreamAgo.
Prêmios Nacionais (Brasil):
APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte. Melhor autor,TV,1982.
SNT (Serviço Nacional de Teatro) menção honrosa, Estudo sobre portas e janelas (Beijo da louca), 1980.
SNT (Serviço Nacional de Teatro) menção honrosa, Novíssimo Testamento (Pléides), 1979.
Concurso de Contos do Paraná, melhor conto,1978.
Prêmios Internacionais:
FyMTI – Buenos Aires. Festival y Mercado de TV-ficción Internacional. Prêmio de realização internacional pela contribuição para a ficção na TV- 2012 / LALIFF – (11th Annual Los Angeles Latino International Film Festival) – Melhor roteiro, Corazón de la tierra – 2007 / Anna Magnani – Prêmio para melhor montagem teatral, Nostradamus – Itália – 2003/
DAAD – Deutsch Adademic Art Development – Bolsa de ensino, Escola de Cinema de Munique – 2002 / Academia de Literatura Catalã – Melhor roteiro, Arnau – Barcelona, Espanha – 1995 (adaptação de romance em 1994 (Barcelona: Proa) por Doc Comparato e Xesc Barceló. / El Coral Negro – Cuba – Melhor minissérie, adaptação de Erico Veríssimo, O Tempo e o Vento – 1986 / Melhor roteiro original, categoria crianças e adolescentes – Cangaceiro Trapalhão, Festival de Cinema de Tomar – Portugal – 1985 / Festival de Televisão de Praga / Malu Mulher, Regina Duarte ganhou o prêmio de melhor atriz para o episódio Parada Obrigatória, por DC – 1984 / New York Film and Television Festival, gold award, melhor roteiro original para minissérie de TV (TV Globo, Lampião e Maria Bonita 1982 / Japan Award for Televison (1980/1981)/ Finalista do Screenplay Cannes Contest com o roteiro do longa; Red Buick On Via Veneto/ Semifinalista do Toronto International Screenwriting Competition, com o roteiro do longa “Bending Light.” / Finalista Festival de Montecarlo e NEWYORK– 1995 – ARNAU.
PEÇAS DE TEATRO, EDIÇÕES MAIS RECENTES:
Português:
Trilogia do Amanhã (1977-1982). Rio de Janeiro: Simplíssimo E-Books, 2013
Plêiades (ou Pequenas Cirurgias para Aracnídeos)
O Beijo da Louca
O Despertar dos Desatinados
Trilogia do Tempo (1985-2000). Rio de Janeiro: Simplíssimo E-Books, 2013
Nostradamus (O Prisioneiro do Futuro)
Michelangelo (O Prisioneiro do Presente)
O Círculo das Luzes (O Prisioneiro do Passado)
Trilogia da Imaginação (2000-2012). Rio de Janeiro: Simplíssimo E-Books, 2013
Sempre (Ou, o Caso da Moça de Gargantilha ou na Intimidade das Coisas)
Jamais (Calabar, um elogio à Traição; ou, Na Posse das Coisas)
Eterno (Ou, Xanadu, no Limite da Criatividade; ou, No Inalcançável das Coisas)
A Incrível Viagem. (teatro infantil) Rio de Janeiro, Brasil: Ebal, 1984.
As Tias: Tragicomédia Em Dois Atos, com Aguinaldo Silva. Rio de Janeiro: Ed. Achiamé, 1981.
Sangue, Papéis e Lágrimas. Rio de Janeiro: Ed. Codecri, 1979. (Contos)
Em Inglês:
Rain Forest (O Despertar dos Desatinados, from Trilogia do Amanhã)
Nostradamus (da Trilogia do Tempo)
The Secret Days of Orson Welles in Brazil (Eterno from Trilogia da Imaginação)
Em Espanhol:
Nostradamus (da Trilogia do Tempo)
Em Frances:
Nostradamus (da Trilogia do Tempo)
Em Italiano:
Trilogia del Tempo: Nostradamus; Cerchio diluci; Michelangelo
Em Alemão:
Gefangener der Vergangenheit (O Círculo das Luzes da Trilogia do Tempo)
E-BOOKS EM PREPARAÇÃO:
A Misteriosa Morte do Supremo Imperador da China e Outras Historias
As Tias: Tragicomédia Em Dois Atos / Les Tantes, with Aguinaldo Silva (Edição em Francês)
PRINCIPAIS PRODUÇÕES TEATRAIS:
Nadistas & Tudistas (Rio de Janeiro / 2013 / Teatro Oi Futuro / Teatro
Ipanema). 3 nomiações para o Prêmio Zilka Salaberry.
Lição Nº 18 (Rio de Janeiro / 2010 / Teatro Poeira)
Nostradamus (São Paulo / 1985/86 / Prêmio: Melhor peça,1986 por APETESC, Assossiação de Produtores de São Paulo.
Rio de Janeiro / 1999 / Teatro Centro Cultural do Banco do Brasil/CCBB
Roma / Itália, 2003 /Prêmio Ana Magnani de melhor produção.
O Círculo das Luzes (Rio de Janeiro / 2002 / Maison de France)
Michelangelo (Rio de Janeiro / 2001/ Teatro Carlos Gomes)
A Incrível Viagem (Primeira produção em São Paulo e Rio / 1984 / ainda é produzido Brasil a fora)
O Beijo Da Louca (Rio de Janeiro / 1981 / Teatro Vila Lobos)
As Tias: Tragicomédia Em Dois Atos (Rio de Janeiro / Teatro da Lagoa /1980)
OUTROS PUBLICAÇÕES: Ficção e didáticos
Ficção:
A Guerra Das Imaginações. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1997.
Edições traduzidas:
La Guerra Delle Immaginazioni. Roma, Itália, 2002.
Von Der Entdckun Des Paradieses. Frankfurt, Alemanha: Ed. Eichborn, 2000.
La Guerra De Las Imaginaciones. Buenos Aires, Argentina: Ed. Planeta, 1998.
La Guerra De Las Imaginaciones. Mexico, D.F..: Ed. Planeta, 1998.
A Guerra Das Imaginações. Lisboa, Portugal: Ed. Pergaminho, 1998.
La Guerra De Las Imaginaciones. Madri, Espanha: Ed.Planeta, 1998.
Padre Cícero, com Aguinaldo Silva e Regina Braga. (TV Globo minisséries). Rio de Janeiro: Ed. Record, 1984.
“O Calo”, “O mundo encantado de uma gorda”, “Esses alucinantes termos médicos”, “verão tijucano”, “O homem que perdeu o humor”, “Hada e o ‘H'”, “A História da pestana.” Crônica em O Melhor da Crônica Brasileira 2, Luis Calvalcante Proença. Rio de Janeiro: José Olympio, 1981.
SERIADOS:
PLANTÃO DE POLÍCIA: (Criador e Autor)
22/06/1979 – CRIME DO VIDIGAL
06/07/1979 – VAMPIROS TROPICAIS
27/07/1979 – A VOZ DO ALÉM
24/08/1979 – VERMELHO 23
31/08/1979 – O ENIGMA DA PENSÃO DO RENO
28/09/1979 – BALÃO APAGADO
19/10/1979 – DESPEDIDA DE SOLTEIRO
30/04/1980 – O CAVALEIRO DO APOCALIPSE
28/05/1980 – NOS PORÕES DA LIBERDADE
25/06/1980 – O ARQUI-INIMIGO
09/07/1980 – O ACORDO
16/07/1980 – A DOCEIRA DE BANGU
01/10/1980 – O VENERÁVEL AZUL TURQUESA
15/10/1980 – PEGA
10/12/1980 – CAIXA DE SURPRESAS
17/12/1980 – CAMISA DE FORÇA
05/05/1981 – TREM NOTURNO
04/06/1981 – SANGUE, CALÇADA E MILK-SHAKE
11/06/1981 – O CAMINHO DAS ESTRELAS – I
18/06/1981 – O CAMINHO DAS ESTRELAS – II
25/06/1981 – O CAMINHO DAS ESTRELAS – III
03/07/1981 – O CAMINHO DAS ESTRELAS – IV
13/08/1981 – OLHO DA MORTE
03/09/1981 – O HERDEIRO
MALU MULHER: (Autor) 11/08/1980 – PARADA OBRIGATÓRIA
RETRATO DE MULHER: (Criador e Autor)/16/12/92 – ERA UMA VEZ…LEILA/
18/05/93 – ERA UMA VEZ…MADALENA
A JUSTICEIRA: (Criador e Autor)
09/04/1997 – PREÇO DA VIDA
16/04/1997 – CINZAS NO PLANALTO
17/04/1997 – BALA NO TREM DE PRATA
23/04/1997 – O FILHO DA MADONA
30/04/1997 – O NAVIO LUMINOSO
07/05/1997 – VIAGEM AO INFERNO
14/05/1997 – ETERNOS DIAMANTES
21/05/1997 – MESMO QUE SEJA EU
28/05/1997 – FILHA ÚNICA
04/06/1997 – CRIADOR E CRIATURA
11/06/1997 – BALAS PERDIDAS
18/06/1997 – TREM DE PRATA
02/07/1997 – VIVER POR VIVER
MULHER: (Autor)
22/04/1998 – FATOR HUMANO
21/10/1998 – DE BRAÇOS ABERTOS
11/11/1998 – O NÉCTAR DA VIDA
13/04/1999 – VÍCIOS E VIRTUDES
01/06/1999 – PERFUME DO AMOR
27/07/1999 – LINDO MARAVILHOSO
07/09/1999 – A BELA ADORMECIDA
14/09/1999 – SABOTAGEM
09/11/1999 – O SEGREDO
MINISSÉRIES: (Autor e Criador)
26/04/1982 – LAMPIÃO E MARIA BONITA
10/01/1983 – BANDIDOS DA FALANGE
09/04/1984 – PADRE CÍCERO
22/04/1985 – O TEMPO E O VENTO
24/06/1990 –A,E,I,O…URCA
OUTROS TRABALHOS EM TELEVISÃO:
CASO ESPECIAL: (Autor)
10/05/1978 – E AGORA, MARCO?
02/01/1981 – OS AMORES DE CASTRO ALVES
QUARTA NOBRE: (Criador e Autor)
06/04/1983 – A DAMA DAS CAMÉLIAS
27/04/1983 – O INSPETOR GERAL
25/05/1983 – A PATA DO MACACO
08/06/1983 – DAMAS, VALETE E CRIME
31/08/1983 – MORTE NO PARAÍSO
05/10/1983 – A VIDA SECRETA DE BERENICE
26/10/1983 – DO OUTRO LADO DO TÚNEL
BRASIL 500 ANOS: (Autor)
02/07/1998 – BRASIL 500 ANOS
TRABALHOS COMO ATOR:
MINISSÉRIE
1984 – PADRE CÍCERO – (MACEDO)
1990 – A,E,I,O…URCA – (JUDEU JACOB)
1998 – LABIRINTO – (ELE MESMO)
TELENOVELA
1985 – A GATA COMEU – (ELE MESMO)
QUARTA NOBRE
1983 – A DAMA DAS CAMÉLIAS (GAROTO DA CLAQUETE)
*Ainda na Rede Globo, foi um dos criadores e fundadores da Casa de Criação da emissora nos anos 80.
INTERNACIONAL
1997: TV Antena 3/Espanha – Hospital – Minissérie
1996: TV R.T.P/Portugal – Na Paz Dos Anjos – Coordenador de novelas
1996: TV Catalã/Espanha – Poble Nou – Consultor para roteiro de minissérie
1995: TV R.T.P/Portugal – Visita De Natal – TV movie
1994: TV Catalã/Espanha – Arnau – Minissérie com Xesc Barceló
1994: TV R.T.P/Portugal – Véspera De Natal – TV movie
1993: TV R.T.P/Portugal Procura-Se – Minissérie – Consultor de roteiro
1990: TV R.T.P/Portugal – Histórias Que O Diabo Gosta – Série
1990: TV Catalã/Espanha – Locos Por La Tele – Consultor de roteiro
1990: TV-E/Espanha – Me Alquillo Para Soñar, em colaboração com Gabriel García Márquez
Siga no Instagram: https://www.instagram.com/doccomparatooficial
https://www.facebook.com/doccomparatooficial
https://pt.wikipedia.org/wiki/Doc_Comparato
https://www.pensador.com/busca.php?q=doc+comparato
Fonte:https://doccomparato.com/
Da Redação by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am