Flávia Ellen lança o EP Temporal e clipe da canção Déjà vu

Flávia Ellen é cantora, compositora e uma das idealizadoras do Festival Sonora, maior festival de compositoras do mundo, presente em 16 países e 74 cidades. Ela é integrante e fundadora do Coletivo Mulheres Criando, vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2018 na categoria Projeto Cultural Musical. Flávia Ellen acaba de lançar o EP Temporal nas plataformas digitais, e disponibilizou no Youtube, o clipe da canção Déjà vu (Visualizer) em parceria com Renato Enoch.

O EP tem produção de Richard Neves, integrante da banda Pato Fu, e é composto de quatro músicas: “Contra o Tempo”, “Enigmática”, “Um Tanto Bom” e ” Déja Vù”. Natural de Belo Horizonte (MG), Flavia nasceu em 1989, e ainda criança, descobriu o violão e aos 14 anos, compôs sua primeira música.

Deu início à sua carreira autoral em 2009. Seu primeiro trabalho, um EP homônimo com 5 composições próprias, foi lançado em 2015 e elogiado por Sérgio Santos, Chico Amaral e Déa Trancoso, artistas mineiros com grande destaque na cena nacional.

Indicada ao Prêmio Nova Canção (Canal Multishow, 2013), a cantautora participou do quadro Mulheres Que Brilham (Programa Raul Gil/SBT, 2014) e de importantes festivais e projetos de música.

Em 2017, Flávia lançou o axé “Filme de Amor” junto com a escritora Laura Conrado, uma música feita para o livro “Na Minha Onda”, lançado pela Globo Alt. Em 2019, lançou seu disco “Desperta”, com 10 composições autorais e nomes consagrados de todas as gerações da música mineira, junto com os clipes “Desperta”, “Flerte” e “No fio da navalha”.

Em 2020, junto com a compositora Paula Oliveira, lançou o single “Um Pouquinho de Sal”, uma versão feita por Paula para a canção Un Poquito de Sal, da argentina Cata Raybaud. Em 2021, a artista fez uma série de homenagens à cantora Marisa Monte e fechou o projeto com o lançamento de versão ao vivo de “Infinito Particular”.

Em 12 anos de carreira artística e uma trajetória sólida com diversos lançamentos autorais, Flávia tem uma atuação igualmente importante enquanto agitadora cultural em Belo Horizonte.

Flávia Ellen lançou, em 2016, o projeto audiovisual “Canta Comigo?” para enaltecer compositoras e mostrar o trabalho delas em pontos turísticos de BH. Desde a fundação do Coletivo Mulheres Criando, seu trabalho de “artivismo” cultural vem promovendo festivais, saraus e outras iniciativas para fomentar a cena musical da cidade, em especial as mulheres.

O movimento foi criado com o objetivo de promover performances femininas na música e incentivar o empoderamento feminino, incentivando mulheres a compartilharem suas próprias composições, revelando assim a imensidão de compositoras, que geralmente não possui reconhecimento no cenário musical.

O coletivo busca ampliar a representatividade das mulheres na música, apresentando para o público. Idealizou em 2020 o Circuito Saraus das Estações e o Sarau Dengo, já preparando o lançamento de seu próprio bloco de carnaval.

Ciente do papel da cultura e da música na sociedade, a artista e “artivista” lésbica se faz presente em movimentos e eventos feministas e LGBTQIA+, emprestando sua voz para iniciativas em prol dos direitos das minorias.

Ficha técnica: TEMPORAL (Flávia Ellen) – 2021
Coordenação e Produção Executiva: @dengocultural
Arranjos, produção musical e gravação, exceto em “Um Tanto Bom”: Richard Neves (@nevesrichardneves)
Violão, teclado, guitarra, baixo synth e programações: Richard Neves
Mixagem e Masterização, exceto em “Um Tanto Bom”: Rodrigo Lana (@rodrigolanapiano)
Intérprete convidado em “Déjà Vu”: Renato Enoch (@renatoenoch)
Beat em “Contra o Tempo”: Jaber (@prodjaber)
Gravado, mixado e masterizado entre maio e julho de 2021 em Belo Horizonte.
Direção de arte: Fabiana Bergamini (@bibibergamini)
Figurino: Arte Sacra (@artesacra)
Fotografia: JP Lima (@jpsofranz) e Dez8Um Estúdio (@dez8um)
Arte da capa e visualizers: Gabriel TX (@toro_filmes e @gabrieltcheese)
Maquiagem: Bruno Muniz (@brunomunizf)
Selo e consultoria estratégica: @pitayalabprodutora
Comunicação: @dengocultural e @agenciaretalho<

“Um Tanto Bom”
Arranjos, produção musical, gravação, mixagem e masterização: Gudino Miranda (@gudinomiranda) no O’Sete Arte (@osetearte)
Gravação de voz: Felipe Fantoni (@felipefantoni) no Leve Music (@leve.music)
Agradecimentos especiais: todos que torcem por mim e gostam do nosso trabalho, e à essa equipe maravilhosa. Agradeço especialmente @coletivomulherescriando (com @amorina_oficial @bianogueiraoficial e @dehmuss) e @ocardozzo, com @pelejalab, por tornar a caminhada mais sábia e divertida nesse mercado musical e na vida.

Acesse as redes sociais para acompanhar as novidades da cantora Flávia Ellen:
Site: http://flaviaellen.com.br/?
Facebook: https://www.facebook.com/flaviaellen
Instagram: http://www.instagram.com/flaviaellen
Youtube: http://www.youtube.com/flaviaellenoficial
Twitter: http://www.twitter.com/flaviaellen
Soundcloud: https://soundcloud.com/flaviaellen

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)