Estado de emergência é estendido para a área de Tóquio
O governo japonês estendeu o estado de emergência para conter o coronavírus chinês por mais duas semanas em Tóquio e nas três prefeituras vizinhas de Chiba, Saitama e Kanagawa.
Em uma coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (5) à noite, o Primeiro Ministro, Suga Yoshihide, disse: “Decidimos prorrogar o estado de emergência até 21 de março. Esse prazo é necessário para conter a propagação das infecções, assim como para avaliar a situação com mais cuidado”.
A medida está em vigor desde 7 de janeiro. Estava previsto para terminar neste domingo (7).
Suga disse que os critérios, incluindo novos casos diários e a capacidade hospitalar, melhoraram na região, mas não o suficiente.
Houve mais de 300 casos confirmados na capital na sexta-feira. A contagem diária tem diminuído, mas o ritmo está diminuindo.
O número de casos na semana, até sexta-feira, excedeu a semana anterior pela primeira vez desde meados de janeiro.
Suga, novamente, pediu ao público que cooperasse, dizendo: “Manteremos as medidas atuais, tais como a redução do horário comercial para restaurantes, a proibição voluntária de saídas não essenciais e mais trabalho em casa. Estas medidas têm se mostrado eficazes. Juntamente com os governos locais, continuaremos a incentivar fortemente estas medidas”.
O primeiro-ministro acrescentou que o governo intensificará os esforços para prevenir infecções em grupo, realizando testes em cerca de 30.000 instalações de cuidados a idosos e outros locais até o final do mês. Suga também falou sobre a indústria da hotelaria, que tem sido duramente atingida pela pandemia.
Ele disse que sua administração manterá os subsídios salariais expandidos e outros programas financeiros.
- Japão resiste a proposta da UE sobre comércio de enguias - 25 de novembro de 2025 6:01 am
- Phil Tittle lança álbuns inspirados em viagens e contrastes - 25 de novembro de 2025 3:59 am
- Lia Cordoni retorna ao programa Sons do Brasil, edição 552 - 25 de novembro de 2025 1:08 am
















