Ícone do site Radio Shiga

Estado de emergência é estendido para a área de Tóquio

Estado de emergência é estendido para a área de Tóquio

O governo japonês estendeu o estado de emergência para conter o coronavírus chinês por mais duas semanas em Tóquio e nas três prefeituras vizinhas de Chiba, Saitama e Kanagawa.

Em uma coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (5) à noite, o Primeiro Ministro, Suga Yoshihide, disse: “Decidimos prorrogar o estado de emergência até 21 de março. Esse prazo é necessário para conter a propagação das infecções, assim como para avaliar a situação com mais cuidado”.

A medida está em vigor desde 7 de janeiro. Estava previsto para terminar neste domingo (7).

Suga disse que os critérios, incluindo novos casos diários e a capacidade hospitalar, melhoraram na região, mas não o suficiente.

Houve mais de 300 casos confirmados na capital na sexta-feira. A contagem diária tem diminuído, mas o ritmo está diminuindo.

O número de casos na semana, até sexta-feira, excedeu a semana anterior pela primeira vez desde meados de janeiro.

Suga, novamente, pediu ao público que cooperasse, dizendo: “Manteremos as medidas atuais, tais como a redução do horário comercial para restaurantes, a proibição voluntária de saídas não essenciais e mais trabalho em casa. Estas medidas têm se mostrado eficazes. Juntamente com os governos locais, continuaremos a incentivar fortemente estas medidas”.

O primeiro-ministro acrescentou que o governo intensificará os esforços para prevenir infecções em grupo, realizando testes em cerca de 30.000 instalações de cuidados a idosos e outros locais até o final do mês. Suga também falou sobre a indústria da hotelaria, que tem sido duramente atingida pela pandemia.

Ele disse que sua administração manterá os subsídios salariais expandidos e outros programas financeiros.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile