Vulcão Tall entra em erupção nas Filipinas, provocando evacuação
Um vulcão, na ilha filipina de Luzon, entrou em erupção neste domingo (12), provocando a evacuação de milhares de pessoas. As autoridades locais dizem não ter confirmado nenhum relato de feridos até agora.
O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia diz que a erupção ocorreu por volta das 13 horas de domingo, próximo à cratera do vulcão Taal. A erupção, que se acredita ser uma explosão provocada pelo vapor, lançou fumaça e cinzas a 15 quilômetros de altura para o céu.
O vulcão, de cerca de 300 metros de altura, encontra-se numa ilha no meio do lago Taal, cerca de 60 quilômetros ao sul da capital, Manila. A área é popular entre os turistas.
O instituto elevou o nível de alerta em torno do Taal para 4, o segundo mais alto na escala de cinco, avisando que outra erupção perigosa poderia ocorrer dentro de vários dias.
As autoridades estão instruindo as pessoas a 14 quilômetros do vulcão para evacuar.
As cinzas levaram a autoridade aeroportuária a suspender todos os voos de e para o Aeroporto Internacional Manila Ninoy Aquino.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















