22.4 C
Kóka
sexta-feira, 2024/05/17  12:29
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão publica imagem de navio norte-coreano violando sanções da ONU

O Japão imagens imagens de uma suspeita de violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU por um petroleiro registrado na Coreia do Norte.

Japão publica imagem de navio norte-coreano violando sanções da ONU.

O Japão imagens imagens de uma suspeita de violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU por um petroleiro registrado na Coreia do Norte.

Os ministérios das Relações Exteriores e da Defesa japoneses colocaram, nesta quarta-feira (24), em seus sites imagens de contato entre o navio e um petroleiro registrado na Dominica, no Mar da China Oriental.

Oficiais do governo japonês relatam que as imagens foram tomadas por um avião de patrulhamento da Força de Autodefesa Marítima, P-3C, no sábado (20). As imagens mostram o navio registrado na Coréia do Norte ao lado do outro navio.

Os petroleiros parecem estar envolvidos em uma transferência de petróleo no mar, em violação às resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Tóquio relatou a suspeita de violação em um painel do CSONU sobre o controle de sanções contra Pyongyang.

Funcionários do Ministério das Relações Exteriores do Japão relatam que o painel proibiu o petroleiro registrado na Coreia do Norte de entrar em qualquer porto estrangeiro, depois que os Estados Unidos revelaram que o navio se envolveu em uma transferência de petróleo no mar, em novembro.

Eles também disseram que o nome do navio foi alterado com o propósito de disfarçar.

O governo do Japão diz que a Coréia do Norte pode ter obtido produtos petrolíferos refinados cuja exportação para o Norte é restrita pelas resoluções da ONU.

Tóquio diz ainda que aumentará seus esforços de patrulhamento e repressão em colaboração com outros países.