Jaciana Melquiades: Construindo a Fabrica dos Sonhos – “Era uma vez o Mundo”.

Em 2016, a historiadora, educadora e empresária Jaciana Melquiades (32) militante do movimento negro e que trabalha em coletivos que abordam sobre o assunto, virou noticia quando teve um post publicado no seu perfil do Facebook com a foto do filho Matias de 4 anos, onde exibia o seu novo presente (o boneco Finn) que viralizou alcançando mais de 40 mil curtidas e 10 mil compartilhamentos em menos de dois dias. Tudo isso porque sua postagem chegou ao conhecimento do ator inglês John Boyega, que publicou a foto nas suas redes sociais. Para quem não esta ligando o nome a pessoa, John Boyega é o personagem “Finn”, protagonista da saga “Star Wars”, no filme “O Despertar da Força”.

Jaciana se surpreendeu com a repercussão da foto. Matias nem tinha conhecimento do filme “Star Wars” e muito menos do personagem “Finn”, tendo escolhido o boneco por se identificar com ele.  Gestora de atividades educativas no “Coletivo Meninas Black Power”, Jaciana e o marido Leandro Melquiades são proprietários da fabrica de brinquedos educativos “Era uma vez mundo” e estão com um projeto coletivo para arrecadar benefícios e assim construírem a fabrica dos sonhos na Baixada Fluminense para que os seus brinquedos possam chegar em todas as prateleiras do Brasil. Jaciana só teve uma boneca negra aos 22 anos, presente do namorado e atual marido, feita por ele mesmo. Aqui Jaciana explica sobre o projeto coletivo:

“A gente pensa com delicadeza na formação da identidade de nossas crianças, e queremos construir uma fabriquinha de sonhos pra chegarmos ao Brasil Inteiro.

Nascemos em 2013 com o objetivo de criar brinquedos representativos para nossas crianças. De lá até aqui, passamos por muitas transformações e amadurecemos. Aprendemos no processo que temos um monte de etapas até conseguir atingir o tamanho que pretendemos e poder levar espelhos positivos para crianças em todo Brasil.

Para crescer, precisaremos fazer ajustes no processo de fabricação dos nossos livros e brinquedos. Precisamos também de várias certificações e enviar produtos para testes que garantam a segurança de nossas crianças. Vamos além: precisamos montar uma linha de produção para dar conta da transformação do tecido em sonhos. Já temos o espaço, parte do maquinário e um sonho: montar nossa estação de trabalho em Belford-Roxo, fomentando a economia do lugar que gerou a “Era uma vez o Mundo”, formando, empregando, treinando e qualificando quem vier trabalhar conosco. A formação cidadã encabeça essa lista de prioridades.

Todo esse processo de crescimento e expansão é extremamente importante e custoso. Pensamos em algumas soluções e a que mais se adequar ao modelo que se configura na “Era uma vez o Mundo”, uma empresa que cada vez mais se configura como empresa social, com foco principal no impacto social que podemos causar, é contar com você como apoiador para uma construção colaborativa.

Hoje somos uma equipe de oito profissionais cuidando desse crescimento da empresa e buscando parcerias que nos permitam crescer sem comprometer nosso foco principal: a responsabilidade com a transformação a partir da EDUCAÇÃO. Mas temos o tempo contra nós, visto que toda receita da “Era uma vez o Mundo” vem sendo reinvestida nela mesma, e para dar conta com tranquilidade deste novo ciclo, precisamos de um total mínimo de R$15 mil reais e máximo de 60 mil reais.

Pra nós está valendo o Tudo ou Nada: Ou conseguimos os 15 mil reais para dar o nosso pontapé inicial, ou teremos que devolver os valores arrecadados!!!! Após conseguirmos este valor, cada arredação nos coloca mais perto do sonho de ter uma “Fábrica de Sonhos”, que levará brinquedos representativos e acessíveis para centenas de prateleiras do país, chegando a crianças do Brasil inteiro!!! Sabemos do poder que a construção coletiva tem e pensamos em, ao invés de pagar juros em empréstimos bancários, dar um retorno à comunidade que é nossa razão de existir.

Por essa razão multiplicaremos algumas das nossas recompensas da seguinte maneira: para vocês que confiam em nós, reservamos com muito carinho brindes lindos, fofos e delicados, que são a cara da “Era uma vez o Mundo”. Só que além disso, sua contribuição vai possibilitar que distribuamos também muitas recompensas lúdicas e educativas para várias escolas públicas da Baixada Fluminense: Quanto mais arrecadarmos, mais escolas serão contempladas com nossos livros e oficinas!

Lembramos que, de toda forma, seremos tributados e pagaremos os impostos devidamente. Por essa razão, pensamos em fazer isso uma vez só.

Entendendo o caráter social de nossa empresa, escolhemos a Benfeitoria como plataforma de financiamento coletivo, pois acreditamos no alcance e na ideologia deste ambiente colaborativo. Compreendemos que desta maneira conseguiremos garantir um retorno mais efetivo de valores às nossas crianças.

Nosso compromisso com a educação tem potencial pra se transformar num trabalho enorme e lindo a partir deste financiamento! ” Para conhecer melhor o trabalho de Jaciana Melquiades e o projeto Fabrica dos Sonhos “Era uma vez o Mundo”, acesse os links abaixo:

Projeto coletivo: https://benfeitoria.com/eraumavezomundo
Site: http://www.eraumavezomundo.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/eraumavezomundo/

Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

 

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)