26.1 C
Kóka
terça-feira, 2024/05/28  12:10
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Primeiro Ministro do Japão visitará França, Brasil e Paraguai a partir de 1º de maio

Kishida Fumio embarcará em uma turnê de seis dias para fortalecer laços diplomáticos e discutir questões econômicas e sociais com líderes internacionais.

Tóquio, Japão – 27 de abril de 2024 – O Primeiro Ministro do Japão, Kishida Fumio, está programado para iniciar uma turnê de seis dias pela França, Brasil e Paraguai a partir de 1º de maio.

O Secretário-Chefe do Gabinete, Hayashi Yoshimasa, anunciou o plano do primeiro-ministro na sexta-feira (26).

Na França, Kishida participará de uma reunião do Conselho Ministerial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O Japão presidirá as conversas, que devem se concentrar em abordar desafios econômicos e sociais internacionais. Kishida também terá uma reunião de cúpula com o presidente francês Emmanuel Macron para trocar opiniões sobre relações bilaterais e assuntos internacionais.

Kishida então visitará o Brasil, que preside o Grupo dos 20 este ano. Ele terá uma cúpula bilateral para buscar cooperação para uma reunião bem-sucedida dos líderes do G20. Kishida também está programado para fazer um discurso sobre a política externa do Japão em relação à América Latina e ao Caribe. Será a primeira vez em 10 anos que um primeiro-ministro japonês fará isso.

Uma cúpula bilateral está agendada também no Paraguai, com o objetivo de fortalecer os laços bilaterais.

Hayashi disse aos repórteres que a atenção do mundo estará voltada para a América Latina este ano, já que o Brasil presidirá o fórum do G20. Ele disse que o Japão espera aproveitar a oportunidade para fortalecer os laços com a região.

Hayashi disse ainda que o Japão pretende liderar discussões sobre desafios econômicos e sociais na OCDE, com o objetivo de manter e fortalecer uma ordem internacional livre e aberta baseada no Estado de Direito.