Tóquio, Japão – 27 de abril de 2024 – O Primeiro Ministro do Japão, Kishida Fumio, está programado para iniciar uma turnê de seis dias pela França, Brasil e Paraguai a partir de 1º de maio.
O Secretário-Chefe do Gabinete, Hayashi Yoshimasa, anunciou o plano do primeiro-ministro na sexta-feira (26).
Na França, Kishida participará de uma reunião do Conselho Ministerial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O Japão presidirá as conversas, que devem se concentrar em abordar desafios econômicos e sociais internacionais. Kishida também terá uma reunião de cúpula com o presidente francês Emmanuel Macron para trocar opiniões sobre relações bilaterais e assuntos internacionais.
Kishida então visitará o Brasil, que preside o Grupo dos 20 este ano. Ele terá uma cúpula bilateral para buscar cooperação para uma reunião bem-sucedida dos líderes do G20. Kishida também está programado para fazer um discurso sobre a política externa do Japão em relação à América Latina e ao Caribe. Será a primeira vez em 10 anos que um primeiro-ministro japonês fará isso.
Uma cúpula bilateral está agendada também no Paraguai, com o objetivo de fortalecer os laços bilaterais.
Hayashi disse aos repórteres que a atenção do mundo estará voltada para a América Latina este ano, já que o Brasil presidirá o fórum do G20. Ele disse que o Japão espera aproveitar a oportunidade para fortalecer os laços com a região.
Hayashi disse ainda que o Japão pretende liderar discussões sobre desafios econômicos e sociais na OCDE, com o objetivo de manter e fortalecer uma ordem internacional livre e aberta baseada no Estado de Direito.
- Eleição presidencial na Romênia é anulada por interferência russa - 7 de dezembro de 2024 12:22 pm
- Filipinas realizam exercício militar conjunto com Japão e EUA - 7 de dezembro de 2024 12:15 pm
- Japão reforça importância de laços com a Coreia do Sul - 7 de dezembro de 2024 12:09 pm